35.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 25 de outubro, 2024

Com o apoio de evangélicos, PSC pode se tornar 3ª terceira força política de MS

Política – 09/06/2012 – 10:06

O Partido Social Cristão (PSC), com seguidores principalmente no meio evangélico, trabalha para se tornar a terceira maior força política de Mato Grosso do Sul, depois do PMDB e do PT. A legenda planeja sair das eleições de 2014 com um senador, um deputado federal e dois estaduais.

O projeto passa pelas eleições municipais deste ano, quando o PSC lançará 300 candidatos a vereador. “Vamos eleger cerca de 42”, calculou o presidente regional da sigla, Wilson Joaquim da Silva, conhecido como Wilson Dallas. Só na Capital, a agremiação tem 52 pré-candidatos, dos quais em torno de 20 disputarão a eleição. “A meta é eleger três”, acrescentou o dirigente.

Em 11 dos 79 municípios do Estado, o PSC planeja já assumir papel de protagonista. “Temos 11 pré-candidatos a prefeito”, contou Wilson. Em Sonora, por exemplo, a legenda tem grandes chances de vencer o pleito. “O partido se tornou a terceira via na eleição e embolou a disputa”, comemorou.

Na cidade, há anos a eleição é definida entre o grupo do PMDB e da Companhia Agrícola Sonora Instância, representada principalmente pelo PR. Agora, o pastor Walter, do PSC, passa a figurar entre os favoritos. “Em torno de 50% da população do município é evangélica”, observou Wilson Dallas.

Indagado, então, sobre a influência da agremiação entre os evangélicos, o presidente do PSC fez questão de ressaltar que o “PSC não é o partido dos evangélicos, mas cativa muitos”. “Somos o partido do peixinho, símbolo do cristianismo, da família”, destacou. Os evangélicos passaram de 2003 a 2009 de 17,9% para 20,2% do total de brasileiros, ou seja, 38,5 milhões de pessoas.

Hoje, segundo o levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), houve um aumento de 50% na bancada evangélica na Câmara dos Deputados e no Senado em relação à legislatura anterior. A bancada é composta por 63 deputados e três senadores. Entre os partidos, o PSC é o que mais representantes da corrente no Parlamento. São 11 nomes, seguidos pelo PR, com 10 e PRB, com 9.

Planos para o futuro

Com o apoio deste segmento da sociedade, o PSC planeja repetir o crescimento em Mato Grosso do Sul. O primeiro passo é ajudar a eleger o senador Delcídio do Amaral (PT) ao Governo do Estado para o empresário Pedro Chaves (PSC) deixar a suplência e assumir cadeira no Senado.

Ao mesmo tempo, o PSC planeja eleger um deputado federal e dois estaduais. Wilson Dallas espera ser um deles. “Estou trabalhando para isso”, adiantou. Ele, inclusive é um dos evangélicos. “Desde que nasci”, enfatizou.

Atualmente, o partido conta com 11 vereadores, dois vice-prefeitos e um suplente de senador. Nestas eleições, em Campo Grande, o partido indicará o vice do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB). “Estamos conscientizando para evangélico votar em evangélico, daqui um tempo vamos decidir o rumo das eleições e, aqui, a meta é virar a terceira maior força política do Estado já em 2014”, finalizou o presidente do PSC.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cerco policial no entorno da UNEI Tia Aurora recaptura menores fugitivos em Três Lagoas

Operação resultou na detenção de três fugitivos, que se esconderam em residências próximas da unidade.

Inocência: Novo polo de celulose impulsiona crescimento em MS

A Arauco apresentou nesta semana em Inocência o diagnóstico elaborado para construção do Plano de Estratégico Socioambiental do Projeto Sucuriú. Elaborado com o objetivo...

Integrantes do BOPE MS concluem curso de Fuerzas Especiales e Luta contraterrorismo

Capitão e sargento da PMMS superam formação rigorosa e reforçam atuação no combate ao crime no estado. Na última quinta-feira, 24, dois integrantes da Polícia...