21.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de novembro, 2024

Emenda para implantar autoatendimento nos postos de combustíveis é rejeitada

Caso aprovada, a medida poderia deixar mais de 5 mil trabalhadores de Mato Grosso do sul sem emprego

Foi rejeitada em plenário nesta quinta-feira (25) a Emenda 18, Medida Provisória 1.063 que visa a implantação do autoatendimento em postos de combustíveis. Caso aprovado, cerca de 5 mil frentistas de Mato Grosso do Sul ficariam desempregados e 500 mil em todo o país.

O projeto de auto-serviço é de autoria do deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP). 

Em Mato Grosso do Sul, o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do MS (Sinpospetro/MS), foi uma das entidades que lutou para que emenda fosse derrotada pela Câmara Federal, o que acabou acontecendo.

De acordo com informações de José Hélio da Silva, presidente do Sinpospetro/MS, a MP 1.063, que trata da revenda de combustíveis, foi aprovada. 

Mas o relatório do deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) expurgou do texto a Emenda que impunha o self-service. O relatório foi aprovado sem reparos.

“As articulações e pressão política que fizemos em todos os estados, junto às bancadas federais acabaram dando certo. Aqui em Mato Grosso do Sul, enviamos ofícios a todos os deputados da nossa bancada e inclusive para os senadores, para que ajudassem na não aprovação da emenda 18”, comentou José Hélio.

Nas últimas semanas, os dirigentes da Fenepospetro e de sindicatos de todo país viveram entre suas bases em Brasília, onde dialogaram permanentemente com os parlamentares.

As duas Federações (Fenepospetro e Fepospetro) atuaram em fina sintonia e mobilizaram os Sindicatos, por meio de plenárias virtuais, ações nas bases, distribuição de boletins e outros meios. 

“Muitos companheiros se deslocaram a Brasília, mesmo em meio à escassez de recursos das suas entidades”, comenta Eusébio Pinto Neto, presidente da Fenepospetro.

Para Luiz Arraes, presidente da Federação no Estado de São Paulo (Fepospetro), as lideranças usaram a tática correta. 

“Denunciamos com firmeza a Emenda agressiva do deputado Kim, mobilizamos as bases, estimulamos a atuação sindical em suas regiões e conversamos com parlamentares de todas as correntes ideológicas”.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Maria Eduarda brilha no atletismo e conquista dois títulos nacionais para Três Lagoas

Maria Eduarda é atleta da Associação Três-Lagoense de Atletismo (ATA), e representa a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL).

Obras de duplicação da via de acesso ao Balneário estão avançadas

Atualmente, a obra está na fase de execução da pavimentação asfáltica da faixa duplicada e recapeamento dos trechos já existentes. Além disso, a instalação das guias de sarjeta também está em andamento.

Costa do Marfim conquista o título da 2ª etapa do Torneio Interbairros

O Torneio Interbairros é realizado pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e terminará no dia 08 de dezembro.