Mais de 12,2 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021, segundo informou a Receita Federal. No total, 479.510 pessoas enviaram a documentação ao Fisco no Estado. Então, 12.280 do total ficaram retidas na malha fina, valor que corresponde a 2,5% do total enviado.
A Receita Federal informou, em âmbito nacional, que os principais motivos de retenção na malha são:
- omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados);
- deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução – despesas médicas);
- divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física;
- motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.
Como saber se você está na malha fina?
O contribuinte deve verificar a situação da sua declaração:
- na página da Receita na internet; ou
- no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
Ao realizar a consulta, será informado se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina” do leão.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
O que fazer se eu caí na malha fina da Receita?
São três alternativas possíveis:
a) Corrigir a Declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio de Declaração retificadora, se houver erros no que foi declarado à Receita Federal. Essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado;
b) Aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato;
c) Apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato. Para apresentar os documentos, é necessário verificar atentamente as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF e formalizar um Processo Digital para a Malha Fiscal por meio do Portal e-CAC. Para informações sobre o Processo Digital da Malha Fiscal, consultar Malha Fiscal – Atendimento, a partir do espaço Onde Encontro.
Informações do site Midiamax