31 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

MS confirma primeiro caso de fungo negro, em paciente de Campo Grande

O primeiro caso confirmado de mucormicose, infecção popularmente conhecida como “fungo negro”, foi confirmado em Mato Grosso do Sul. Trata-se de um paciente de 71 anos, morador de Campo Grande, que morreu de covid-19 em 2 de junho deste ano.

A situação já era tratada como suspeita dessa doença pelo Ministério da Saúde, mas a confirmação só foi oficializada posteriormente, pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

A vítima tinha comorbidades, era hipertensa e diabética, e apresentou sintomas de coronavírus, inicialmente, em 18 de maio, que o fizeram ser internado no Hospital do Pênfigo, na Capital. A suspeita da mucormicose aconteceu cerca de 10 dias depois, no olho esquerdo.

A pasta informa que o resultado do exame desse indivíduo, que estava em análise no Instituto Adolfo Lutz, para a identificação da espécie do fungo, deu positivo para mucormicose. A amostra foi coletada em 31 de maio.

“Fungo negro” – Alguns especialistas apontam que a enfermidade é considerada rara e muito restrita ao ambiente hospitalar, mesmo entre os que têm um pouco mais de predisposição, como é o caso de pessoas com baixa imunidade.

Atualmente, ainda segundo a SES, há outro caso suspeito, cuja amostra segue em análise por parte da instituição. Trata-se de um homem, de 50 anos, que mora em Corumbá.

Em todo Brasil, há pelo menos 49 casos de fungo negro mapeados pelo Ministério da Saúde, sendo que 19 estão relacionados com a covid-19. Casos também foram notificados no país vizinho, Paraguai.

Segundo o jornal britânico BBC News, a Índia foi um dos países que mais sofreu com essa doença, com mais de 4,3 mil mortes de pessoas registradas até meados de julho. A maior parte dos casos envolvem pessoas que tinham covid-19 e o fungo afeta o nariz, olhos e até mesmo o cérebro, cerca de 12 a 18 dias após a recuperação da covid. O jornal também destaca que muitos casos podem estar subnotificados.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Lula visitará MS para agenda indígena e industrial em dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua visita a Mato Grosso do Sul no dia 5 de dezembro, com compromissos que destacam...