31 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

‘Made in MS’ e em 6º nas Olimpíadas, Léo de Deus foi homenageado na cidade natal

O nadador Leonardo de Deus, que ficou em 6º lugar na final da natação, nos 200 m borboleta, nos Jogos Olímpicos de Tóquio na noite desta terça-feira (27), tem uma história de vida muito particular. Nascido em Campo Grande (MS), ele viveu apenas o início da infância no município e deu suas primeiras braçadas aos 12 anos já longe do solo sul-mato-grossense, em Belém (PA).

O pai do nadador, Afonso de Deus, explica a situação. “Minha família é de Mato Grosso do Sul, voltei para Campo Grande pois fui servir como piloto e tenente da Força Aérea Brasileira e foi quando ele nasceu. Depois fomos para Belém, mas continuamos visitando o estado às vezes, indo para Bela Vista”, comenta.

A habilidade de Léo de Deus nas águas, segundo o pai, já era de nascença. “Ele começou a nadar de fato no Pará, mas ainda em Campo Grande ele já mostrou como ele era da água. Com 9 meses de idade ele foi engatinhando no clube da base aérea e pulou na água, ainda ficou nadando como um lambarizinho”, brinca.

O sangue sul-mato-grossense continuou correndo nas veias do atleta, que foi homenageado na cidade natal. O torneio estadual de natação, com 7 categorias de mirim a master, ganhou o nome de “Troféu Leonardo de Deus”, ainda em 2019.

“É muito importante ter esse destaque de alguém dentro do estado. Isso engrandece Mato Grosso do Sul e faz com que tenhamos uma nova geração de atletas tendo o Léo como referência”, disse Marcello Vargas, presidente da Federação de Desportos Aquáticos do estado.

Na ocasião, Leonardo de Deus, que já era recordista brasileiro e três vezes campeão Pan-Americano nos 200 metros estilo borboleta em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019, se disse “feliz e lisonjeado”. Ele visitou novamente a cidade natal e se colocou à disposição para os jovens atletas os país. Cancelado em 2020 por causa da pandemia, o evento deve ter novamente a presença do atleta no fim de 2021.

“Investindo em esporte, você também investe em segurança pública, educação e saúde ao mesmo tempo. O legado que quero deixar é essa continuidade, do investimento na natação. Além de cobrar, também mostrar pras crianças que não precisa ser o atleta mais alto, mais forte, mas treinar, perseverar, ter resiliência, treinar que você vai ter sucesso. Essa é uma janela que está se abrindo e quero deixar ela sempre aberta pro estado de MS”, Léo de Deus explicou, ainda em 2019.

O nadador também já havia disputado as Olimpíadas de Londres, em 2012 e do Rio, em 2016, mas nunca havia chegado nas finais. Já pouco antes de embarcar para Tóquio, Leonardo de Deus fez questão novamente de falar com o estado e reafirmar que leva Mato Grosso do Sul em todas as competições. “Espero poder representar muito bem o Brasil e Mato Grosso do Sul nos Jogos”, disse, ao Globo Esporte MS.

A rede de inspirações que o agora medalhista olímpico despertou no estado chegou em Isadora Mendes Rodrigues, de 12 anos, campeã do Centro-Oeste em várias provas, representando Mato Grosso do Sul. “Comecei na natação por apoio do meu irmão e do meu pai. Quando conheci o Léo, em 2019, admirei demais ao vê-lo nadando e me apaixonei pelo esporte, praticando ainda mais”, afirma a garota.

Fonte: G1 Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Lula visitará MS para agenda indígena e industrial em dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua visita a Mato Grosso do Sul no dia 5 de dezembro, com compromissos que destacam...