31 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro, 2024

Serviço de Atenção Domiciliar da SMS realiza primeiro encontro com o Núcleo de Apoio aos Cuidadores

Foi realizado nesta semana o primeiro encontro com o Núcleo de Apoio aos Cuidadores dos pacientes assistidos pela equipe do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), na Unidade de Saúde Miguel Nunes (Vila Nova).

A proposta destes encontros será dar apoio e compartilhar experiências nos cuidados que a família presta ao paciente acamado/domiciliado sob orientação da equipe.

Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa, onde a fala inicial, proferida pela fisioterapeuta Daniela Pacchioni, foram orientações sobre como o programa SAD funciona. Além disso, os cuidadores receberam orientações da psicóloga Talita Moreira e eles também puderam sanar algumas dúvidas com a Técnica de Enfermagem Cilmara Souza e a Assistente Social Luciana Lazarini.

Segundo Luciana, foi uma tarde muito importante tanto para os cuidadores, quanto para a equipe. “Os familiares sentiram-se acolhidos e a troca de experiência foi de grande valia. Como os familiares estão todos os dias no cuidado com o paciente, eles puderam conversar sobre esta rotina de cuidados e compartilhar isso com as outras pessoas”, explicou.

“Foi ótimo! Os familiares se abriram, questionaram, sanaram dúvidas, foram escutados!”, ressalta a psicóloga Talita que continuou: “o olhar sobre si mesmo, o autocuidado e a qualidade de vida para buscar reforços positivos foram evidenciados a eles, fiquei feliz em participar”.

O projeto tem como objetivo principal Cuidar de quem cuida e será realizado nas unidades de saúde de referência dos pacientes incluídos no programa.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Estado registra 16.012 casos confirmados de dengue em novo boletim

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população.

Vale da Celulose: Governo e empresários discutem medidas para suprir demandas por moradias

A região conhecida como Vale da Celulose compreende atualmente os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Inocência, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.

Lula visitará MS para agenda indígena e industrial em dezembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua visita a Mato Grosso do Sul no dia 5 de dezembro, com compromissos que destacam...