Na manhã desta quinta-feira (15) o programa Linha Direta com a Notícia recebeu como convidado o Coordenador Estadual de Defesa Civil Tenente Coronel QOBM Fabio Santos Coelho Catarineli. o tema da entrevista foi a falta de chuva e queimadas, que fizeram o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul decretar emergência.
Segundo Catarineli, o decreto de emergência foram com base na estiagem, nos incêndios florestais e na seca. “A estiagem vem tem como consequência a seca, e tem impactado diretamente na agricultura, na baixa do nível dos rios e no aumento de biomassa que gera os incêndios”, disse.
Ele também lembrou o alerta de emergência hídrica para a região hidrográfica da bacia do Rio Paraná que foi emitido pelo SNM (Sistema Nacional de Meteorologia ), incluindo Mato Grosso do Sul. A previsão é que para os meses de julho a setembro haja registro de chuvas entre 40% a 50% abaixo da média no Estado.
Os decretos também consideram o IIS (Índice Integrado de Seca) publicado em junho pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que indica condição de seca moderada a extrema no bioma Pantanal e em grande parte de Mato Grosso do Sul.
Para assistir a entrevista completa, basta acessar o Facebook da Rádio Caçula ou clicar AQUI.