Na manhã desta terça-feira (13) o entrevistado do programa Linha Direta com a Notícia foi o vereador de Três Lagoas, Antonio Luiz Teixeira Empke Junior, o Tonhão (MDB). O assunto debatido foi o pedido de afastamento protocolado pela vereadora Sayuri Baez contra o prefeito de Três Lagoas (MS) Angelo Guerreiro. O pedido foi arquivado.
Segundo Tonhão, o pedido de Sayuri era para que o prefeito fosse afastado do cargo por suposto cometimento de infração administrativa por ele ter sido “incapaz de realizar procedimento licitatório até hoje” referente a coleta de lixo no município. “Mas a própria vereadora se contradisse ao confirmar, na tribuna, que sabe que o contrato atual não é emergencial”, disse Tonhão.
Tonhão explicou que na última sexta-feira (09) realizou uma reunião com os vereadores da base da atual administração para explicar o que estava acontecendo. “Na sexta e no sábado eu fui e solicitei documentos e informações, na Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores para poder fazer a defesa durante a sessão”.
“Foi um pedido mal formulado, no mínimo equivocado”, disse Tonhão enquanto explicava que o peido da vereadora se baseava em fatos ocorridos entre os anos de 2017 a 2019 e não apresentava fatos novos. “Por duas vezes os contratos de coleta de lixo foram alvo de investigação na Câmara de vereadores e pelas duas vezes foi constatado que o prefeito seguiu rigorosamente a Lei. Não há nenhuma irregularidade”.
O vereador destacou que os problemas envolvendo uma empresa foram responsáveis por “travar” o processo licitatório. “A prefeitura tentou fazer novo processo licitatório e sempre a empresa entrava com ação. Teve que fazer um contrato emergencial, pois a população não podia ficar sem coleta de lixo”.
O pedido da vereadora foi arquivado por maioria dos votos. Foram 13 vereadores que votaram pelo arquivamento da denúncia. Para assistir a entrevista completa, basta acessar o Facebook da Rádio Caçula ou clicar AQUI.