29.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de janeiro, 2025

Vereador de Corumbá perde cargo por infidelidade partidária

Política – 17/05/2012 – 09:05

Por unanimidade, o placar foi de 5 a 0, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) decidiu pela perda de mandato do vereador de Corumbá, Rogério Angelo Chimirri Candia, por infidelidade partidária. Candia deixou o PTB em outubro de 2011, partido pelo qual se elegeu ao Legislativo Municipal, e filiou-se ao PMDB.

A ação de perda de mandato eletivo por desfiliação partidária, julgada no final da tarde de terça-feira, 15 de maio, foi proposta pelo primeiro suplente do Partido Trabalhista Brasileiro, Alberto de Medeiros Guimarães, que acompanhou a sessão, em Campo Grande. Com a decisão, Alberto ganhou o direito de assumir a vaga. O processo no TRE teve como relator o juiz Amaury da Silva Kuklinski.

Na ação, o suplente Alberto Guimarães sustentou ao Tribunal Eleitoral que o parlamentar deixou o partido “de livre e espontânea vontade, ausente qualquer motivo que justificasse tal conduta”. Iniciativa que feria, no entendimento do suplente, os termos previstos pela Resolução do TSE n.º 22.610/2007 e justificava a perda do cargo. Por sua vez, Candia alegou, em sua defesa ao TRE, que a “desfiliação foi motivada por grave discriminação pessoal”.

“A resolução do Tribunal Superior Eleitoral diz que o mandato é do partido e que essa troca partidária só é permitida havendo justa causa”, afirmou Alberto Guimarães a. “Lamento pelo Rogério o fato de assumir o mandato nessas condições, mas ele sabia desde o princípio que não podia trocar. Sou filiado ao PTB de Corumbá desde 1982 e lamento a postura dele com relação ao partido. Mas, vamos trabalhar nesse curto espaço de tempo”, disse Guimarães.

A expectativa é que o Tribunal Regional Eleitoral notifique a mesa diretora da Câmara Municipal de Corumbá da destituição de Rogério Candia do cargo de vereador ainda nesta semana. A notificação do TRE, assim que recebida pelo Legislativo, dá prazo de dez dias para a posse do suplente. Alberto de Medeiros Guimarães já ocupou o cargo de vereador por cinco legislaturas.

Rogério Candia não foi localizado, ele é irmão do ex-prefeito de Corumbá, Ricardo Candia – foi eleito em 2008, para seu primeiro mandato, com 1.342 votos.

Fonte: Diário Online / Reprodução/Diário Online

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem é vítima de golpe ao tentar alugar imóvel em Três Lagoas

Na manhã desta segunda-feira (6), um morador de Três Lagoas registrou um boletim de ocorrência na Segunda Delegacia de Polícia da cidade, relatando ter...

PM de Três Lagoas recaptura foragidos em operações de fim de semana

A Polícia Militar de Três Lagoas, por meio do 2º Batalhão, intensificou as ações de segurança no último fim de semana e recapturou dois...

Câmpus de Três Lagoas da UFMS lança programa de residência médica em 2025

O Câmpus de Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) alcançou um marco histórico ao ser credenciado pela Comissão...