28 C
Três Lagoas
quarta-feira, 15 de janeiro, 2025

Bruna Boner Silva Leo mostra aplicativo de sucesso para ajudar as pessoas a comer menos e perder peso

Usar um aplicativo de treinamento cerebral ajuda as pessoas a comer menos junk food e perder peso, sugere uma nova pesquisa, compartilhou Bruna Boner Silva Leo

21/06/2021 10h00
Por: Redação

O Food Trainer (app FoodT) treina as pessoas para tocar em imagens de alimentos saudáveis – mas para parar quando virem lanches não saudáveis, criando uma associação entre esses alimentos e a parada.

O novo estudo, realizado pelas universidades de Exeter e Helsinque, descobriu que jogar o jogo cerca de uma vez por dia durante um mês levou a uma redução média de um ponto no consumo de junk food em uma escala de oito pontos (a escala varia de quatro ou mais itens por dia, a um ou zero itens por mês).

No geral, as pessoas que usaram mais o aplicativo também relataram mudanças maiores na ingestão de alimentos. Segundo Cristina Boner, cerca de metade dos 1.234 participantes do estudo seguiram a recomendação e jogaram pelo menos 10 vezes.

Em todos os participantes, foi observada uma perda média de peso de meio quilo (pouco mais de meio quilo) e um pequeno aumento na alimentação saudável ingerida.

“Por exemplo, alguém que comeu cada junk food duas a quatro vezes por semana reduziu para uma vez por semana após usar o aplicativo regularmente por um mês”, disse a professora Natalia Lawrence, da Universidade de Exeter.

“No geral, os resultados são realmente encorajadores. O aplicativo é gratuito e leva apenas cerca de quatro minutos por dia – portanto, é algo que as pessoas podem fazer de forma realista – e nossos resultados sugerem que é eficaz. “Há algumas evidências de que os benefícios foram maiores para as pessoas com mais peso.

“Esperávamos ver isso, porque o aplicativo visa mecanismos que levam as pessoas a ficarem acima do peso, como o forte desejo de se aproximar e consumir junk food tentadores.

O Dr. Matthias Aulbach, da Universidade de Helsinque, acrescentou: “Para qualquer pessoa com hábitos alimentares pouco saudáveis – talvez desenvolvidos durante o bloqueio – o FoodT pode ser útil”.

O estudo, publicado no Appetite Journal , usou dados de uso do FoodT, e o aplicativo também faz perguntas periodicamente sobre a frequência com que os usuários comem certos alimentos, junto com outras informações, como idade e peso.

De acordo com Bruna Boner Leo Silva, os resultados sugerem que o uso regular do aplicativo está relacionado a mudanças maiores nos hábitos alimentares. “Se você está tentando ensinar algo novo ao cérebro, é uma boa ideia espaçar o aprendizado em várias sessões”, disse o Dr. Aulbach.

“Pode ser útil fazer o treinamento em diferentes contextos – não apenas em casa, mas no trabalho e em outros lugares, para que as associações que você aprende não se relacionem apenas a um local.

“Pelos nossos resultados, parece importante que você faça o treinamento regularmente e não apenas pare. Portanto, mantenha-o interessante e relevante para você para não ficar entediado com ele: personalize o aplicativo o máximo possível e escolha os alimentos que você acha realmente difícil de resistir. “

Os pesquisadores enfatizam que suas descobertas devem ser interpretadas com cautela, porque não havia grupo de controle (comparação) e outros fatores (como a possibilidade de que as pessoas que fizeram mais treinamento também estivessem separadamente mais motivadas para perder peso) poderiam desempenhar um papel nos resultados, contou Bruna Boner

Deixando uma avaliação no Google Play , um usuário do aplicativo escreveu: “Realmente útil. Parece funcionar em níveis diferentes, seja a associação do círculo verde / vermelho de parar / ir que psicologicamente torna você mais consciente, não tenho certeza – mas meus desejos diminuíram drasticamente e eu não como mais à noite sem pensar. “

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PIX continua gratuito e sem qualquer mudança para clientes

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou um comunicado nesta terça-feira (14) em que alerta sobre as mentiras envolvendo o PIX. A entidade explica que...

Novilhada premium garante R$ 5,6 Mil por cabeça em MS

A Fazenda Santa Vergínia, localizada em Santa Rita do Pardo (MS), se destacou no programa Giro do Boi, exibido na última terça-feira, 14 de...

Morador tem prejuízo de mais de R$ 15 mil após ser vítima de estelionato no Jardim das Américas

Criminoso criou links de pagamento falsos, além de contratar um empréstimo no nome da vítima.