38.4 C
Três Lagoas
domingo, 29 de setembro, 2024

Suzano e LOTS Group promovem capacitação para mulheres motoristas em Mato Grosso do Sul

16/06/2021 16h35
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a LOTS Group, uma empresa de inovação e tecnologia para o setor de transporte independente do grupo Scania, irão qualificar mulheres motoristas para o setor de transporte florestal em Mato Grosso do Sul. Com 15 vagas ofertadas, a iniciativa “Elas no Volante” será totalmente gratuita às participantes e conta com o apoio do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Três Lagoas para sua realização. O objetivo da formação é promover a inclusão social, igualdade de gênero e geração de emprego e renda ao fomentar o aumento do número de mulheres qualificadas no setor de transportes.

Conforme Rafael Azevedo, gerente de Logística Florestal da Suzano, a iniciativa está alinhada às metas de longo prazo da companhia para promover a igualdade de gênero em suas operações. “A Suzano tem um compromisso com o desenvolvimento social das regiões onde atua, o que está diretamente ligado à promoção da diversidade e da igualdade de gênero em nossas operações. O nosso objetivo é viabilizar meios para que mulheres e homens possam concorrer em pé de igualdade no mercado de trabalho. E este é o objetivo do ‘Elas no Volante’: queremos, em parceria com a LOTS Group, proporcionar qualificação profissional para as mulheres que desejam ingressar no setor. Afina l, só é bom para nós se for bom para o mundo”, ressalta.

Hoje, as mulheres representam somente 0,5% do total de motoristas de caminhão atuando no Brasil (cerca de 2 milhões), conforme pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Na LOTS Group, parceira da Suzano, este indicador salta para 4,9%. A meta da empresa sueca é conseguir ter em seu quadro de motoristas pelo menos 20% de mulheres até 2025.

A responsável pelo projeto “Elas no Volante”, Geane Giglioti, coordenadora de RH da LOTS Group, explica que este projeto, pioneiro na região de Três Lagoas (MS), nasceu da necessidade de capacitação de mulheres condutoras de caminhão. “Esta iniciativa foi criada pela necessidade de igualdade de gênero dentro da operação logística e na dificuldade que enfrentamos na tentativa de atrair novas motoristas. Temos também como objetivo a inclusão social e a geração de empregos”, explica Geane.

A expectativa é que a qualificação colabore para reduzir o preconceito que ainda gira em torno da profissão. Marcela Costa Coimbra Lopes é uma das mulheres que têm colaborado para derrubar esse estigma de que caminhão é somente para homens. Aos 38 anos, ela é uma das motoristas do hexatrem da Suzano, maior caminhão do Brasil e um dos maiores do mundo no setor de transporte de madeira. Marcela já trabalhou em outras áreas como vendedora, auxiliar de produção, mas foi na carreira de motorista que encontrou sua realização profissional. “O caminhão não tem gênero. Hoje, qualquer um pode dirigir um caminhão, eles quase faltam falar com tanta tecnologia. Então, não tem motivo para as mulheres não participarem. E agora, as empresas estão treinando as mulheres. Isso é muito importante”, destaca. A motorista é o orgulho do pai – caçula, foi a única filha a seguir os passos dele, que trabalha como motorista de ônibus no Rio de Janeiro – e para as amigas.

“Para a pessoa que dirige um caminhão, tem sempre a expectativa de pegar um maior. E hoje eu estou no hexatrem! Então, é motivo de muita satisfação. E se engana quem pensa que precisa de indicação ou que as empresas não contratam mulheres. Eu mesma me inscrevi on-line, enviei meu currículo pelo site da Suzano e, pouquíssimo tempo depois, fui chamada. Foi uma felicidade. Tem que ter confiança e estar qualificada e as oportunidades chegam”, completa Marcela.

Angélica Rodrigues de Oliveira Fernandes, motorista Florestal da LOTS Group, uma das mais experientes da equipe, dá alguns detalhes de como é o trabalho dentro das operações de logística. “Sou motorista desde 2014. Sempre gostei de dirigir. Mesmo com longa experiência neste tipo de trabalho que realizo na LOTS, fiquei 15 dias em treinamento antes de iniciar na operação, aqui temos muita atenção com os procedimentos de segurança, é uma cultura muito forte”, conta Angélica. Sobre o dia a dia de trabalho ela ainda comenta. “Gosto de trabalhar à noite e conto com a ajuda de três colegas que entraram comigo. São minhas amigas, somos quatro motoristas mulheres na roça, estou ad orando o trabalho e minhas companheiras também. Espero que muitas e muitas mulheres venham trabalhar com a gente”.

Objetivos da ONU

A iniciativa “Elas no Volante” também vem ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas), de número 5: Igualdade de Gêneros. “Esta ação está alinhada à estratégia da área de Suprimentos da Suzano para envolver as empresas fornecedoras na promoção da igualdade no ambiente de trabalho, que será intensificada ao longo de 2021. E, para atingirmos a igualdade de gêneros que acreditamos ser possível e que está prevista nas metas de longo prazo da companhia, estamos trazendo os fornecedores da Suzano, como a LOTS, para este movimento”, destaca Carolina Araujo, coordenadora de Suprimentos da Suzano.

Em 2020, a área de Inteligência de Suprimentos da Suzano aprovou o Programa Responsible Supplier Management (RSM) que será implementado em até quatro anos. A expectativa é que a temática ESG (sigla em inglês para “environmental, social and governance” – ambiental, social e governança, em português) socioambiental e de governança seja considerada como fator decisivo na matriz de avaliação e seleção de fornecedores da empresa. “Isso significa que, se houver fornecedores em igualdade de condições, aquele que estiver mais bem posicionado em aspectos sociais, ambientais e de governança terão a preferência da organização”, explica.

Inscrições

Para participar da formação, as mulheres interessadas devem ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na Categoria E, mais de 21 anos, ser alfabetizada, residir em Três Lagoas e região (comprovante de residência), disponibilidade de horário e ter interesse em ingressar no setor de transportes florestais. As inscrições, assim como toda a formação, são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente na unidade da SEST/SENAT, na Avenida Júlio Ferreira Xavier, 2640 – Jardim Alvorada, Três Lagoas (MS), entre os dias 19 e 23 de julho.

O Programa de Capacitação para Mulheres Motoristas está previsto para iniciar no dia 27 de julho. A formação está dividida em três etapas: teórica, em simulador e aulas práticas.

Mais informações pelo [email protected].

Informações da Assessoria de Comunicação

Imagem: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casal é preso pela PRF transportando quase duas toneladas de maconha em Três Lagoas

Droga estava escondida em carga de amido de milho quando foi flagrada pelos policiais na BR 158.

Suspeito de abuso sexual de criança é preso pela Polícia Civil

Médico de hospital teria alertado autoridades após encontrar algumas lesões graves em menina de dois anos.

Obras na Rota da Celulose vão demorar 24 anos para terminarem

Empresa vencedora terá cronograma de melhorias no asfalto iniciadas no 2º ano.