34 C
Três Lagoas
quinta-feira, 24 de outubro, 2024

Dilma dá posse nesta quarta aos sete membros da Comissão da Verdade

Política – 16/05/2012 – 10:05

Cerimônia contará com a presença de todos os ex-presidentes vivos.

Grupo terá 2 anos para apurar violações aos direitos humanos de 1946 a 1988.

A presidente Dilma Rousseff dará posse nesta quarta-feira (16) aos sete membros escolhidos por ela para compor a Comissão da Verdade, que irá apurar as violações aos direitos humanos cometidos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. Com a instalação, o grupo terá dois anos para apresentar um relatório com as conclusões. e recomendações sobre os crimes cometidos.

A primeira reunião do grupo deverá ocorrer logo após a instalação. Nela, os integrantes definirão um plano de trabalho. Para a solenidade, marcada para as 11h no Palácio do Planalto, Dilma convidou todos os ex-presidentes vivos – José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Todos confirmaram presença.

A comissão começa a funcionar no mesmo dia em que começa a vigorar a Lei de Acesso a Informação, que facilita o acesso a dados do governo e limita a 50 anos o sigilo de documentos oficiais.

Os integrantes (no quadro ao lado) foram anunciados pelo Palácio do Planalto na última quinta-feira (10), quase seis meses depois da aprovação, pelo Congresso, da lei que cria a Comissão. Durante os trabalhos, eles poderão requisitar informações (mesmo aquelas sigilosas) de órgãos públicos, convocar testemunhas, fazer perícias e diligências, entre outras atividades.

Entre os objetivos, está o de “promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria”. A lei, porém, determina que as atividades “não terão caráter jurisdicional ou persecutório”, e deverão respeitar a Lei da Anistia (1979), que perdoou os crimes políticos cometidos no regime militar.

A Comissão foi gestada no Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH), lançado em dezembro de 2009 pelo governo. A proposta original previa que previa a investigação apenas de militares que cometeram tortura e assassinatos e enfrentou forte resistência de militares. A lei aprovada em novembro de 2011 não especificou os autores dos crimes e abre a possibilidade de investigação dos atos cometidos tanto por agentes do Estado como de guerrilheiros de esquerda.

No mesmo dia em que assinou o projeto de criação da comissão, em 18 de novembro de 2011, a presidente sancionou também a Lei de Acesso à Informação, que facilita a obtenção de dados do governo e acaba com o sigilo eterno de documentos públicos.

Na ocasião, Dilma – que foi presa e torturada pela ditadura – disse que “o silêncio e o esquecimento são sempre uma grande ameaça”. “Nenhum ato ou documento contra os direitos humanos pode ser colocado sob sigilo de espécie alguma. O sigilo não oferecera nuca mais guarida ao desrespeito, aos direitos humanos no Brasil”, afirmou a presidente em novembro.

 

OS INTEGRANTES DA COMISSÃO DA VERDADE

Gilson Dipp

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

José Carlos Dias

advogado e ex-ministro da Justiça

Rosa Maria Cardoso da Cunha

advogada

Cláudio Fonteles

ex-procurador-geral da República

Paulo Sérgio Pinheiro

sociólogo

Maria Rita Kehl

psicanalista

José Paulo Cavalcanti Filho

advogado

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mara Caseiro apresenta requerimento para instalação de unidade da Energisa em Inocência

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) protocolou, nesta quarta-feira (23), um pedido ao Governo de Mato Grosso do Sul para a implantação de uma...

“Meu filho está traumatizado”, afirma mãe de jovem que foi colocado à força em carro e abusado no Interlagos

Caso aconteceu no último dia 12 de outubro, quando vítima, de 16 anos voltava de uma festa, na rua Eurídice Chagas Cruz.

Casa do Trabalhador de Três Lagoas acompanha o desenvolvimento de jovens aprendizes

Na manhã desta quinta-feira, 25 de outubro, a Casa do Trabalhador de Três Lagoas realizou uma importante reunião para acompanhar o progresso dos jovens...