38.4 C
Três Lagoas
domingo, 29 de setembro, 2024

Sem seguir o Estado, Dourados libera abertura do comércio a partir de domingo

12/06/2021 11h17
Por: Deyvid Santos

DOURADOS (MS) – Novo decreto publicado na sexta-feira (11/6) flexibiliza o funcionamento e autoriza a abertura de várias atividades em Dourados, incluindo aqueles considerados não essenciais pelo Governo do Estado.

Mesmo ainda na bandeira cinza do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), o município usou os 14 dias de lockdown, que termina amanhã, para justificar a retomada desses setores e deixar de seguir a determinação estadual.

A medida já começa a valer a partir de domingo (13/6).

Conforme apurado, o comércio em geral poderá abrir as portas e atender de forma presencial. Pelo decreto estadual, essa pratica está impossibilitada nas outras 42 cidades em ‘bandeira cinza’, como Dourados.

O toque de recolher deve atender o Prosseguir, ocorrendo às 20h.

Neste sábado, todos os segmentos impedidos por conta do ‘fecha-tudo’, continuam sem poder funcionar. A exceção são bares, restaurantes e lanchonetes que atendem pelo delivery de comidas prontas, liberados durante todo o dia. Antes, o horário limite era 21h.

Lockdown

Dourados vive o pior momento desde o início da pandemia. Além do alto número de casos e mortes, a saúde pública não possui mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) disponíveis para atender a demanda da região.

O fato fez com que o prefeito Alan Guedes (PP) publicasse o Decreto 400 em 28 de maio, determinando o ‘fecha-tudo’ na cidade por 14 dias a contar do dia 30. Desde então, apenas supermercados, padarias, açougues, farmácias e postos de gasolina estão autorizados a funcionar presencialmente.

O estrangulamento da saúde afetou também outros municípios de Mato Grosso do Sul.

Com o Estado ‘exportando’ pacientes e pintado de cinza – a pior bandeira do Prosseguir -, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou ontem (10) várias medidas restritivas para começar a partir de 13 de junho, entre elas o não funcionamento do comércio geral de forma presencial e a proibição da venda de bebidas alcoólicas para consumo nos estabelecimentos, confira aqui.

Porém, a maior e mais populosa cidade do interior não seguirá as recomendações por já ter tomado ações restritivas anteriormente.

Pandemia

Conforme os dados divulgados na sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde, 22 pacientes estavam na fila de espera por vagas de UTI nos hospitais de Dourados. Pela manhã, o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus divulgou boletim epidemiológico apontando para 153 novos casos da doença e três mortes.

Ao todo, 34.296 douradenses já foram infectados pela doença e outros 559 perderam a batalha para a Covid-19. Do total de pessoas que contraíram o vírus, 31.111 são considerados recuperados e 2.504 cumprem isolamento domiciliar. Já 174 estão internados em enfermaria e UTI’s.

informações do site Dourados News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casal é preso pela PRF transportando quase duas toneladas de maconha em Três Lagoas

Droga estava escondida em carga de amido de milho quando foi flagrada pelos policiais na BR 158.

Suspeito de abuso sexual de criança é preso pela Polícia Civil

Médico de hospital teria alertado autoridades após encontrar algumas lesões graves em menina de dois anos.

Obras na Rota da Celulose vão demorar 24 anos para terminarem

Empresa vencedora terá cronograma de melhorias no asfalto iniciadas no 2º ano.