27.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 16 de janeiro, 2025

Brasil cai quatro posições em ranking de liberdade de imprensa e fica em zona vermelha

Repórteres Sem Fronteira afirma que desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o poder o ambiente para o trabalho de jornalistas se tornou tóxico. Em dois anos, o país perdeu seis posições no ranking e está em 111º lugar.

20/04/2021 12h21
Por: Gabrielle Borges

O Brasil caiu quatro posições e ficou em 111º lugar no ranking mundial da Liberdade de Imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras, divulgado nesta terça-feira (20).

> O país entrou em uma zona vermelha do ranking, ou seja, para a organização, a situação da imprensa no país é difícil.

A entidade separa a situação de cada em cinco cores relativas ao nível de liberdade de imprensa, que são branca (muito boa), amarela (boa), laranja (problemática), vermelha (difícil) e preta (muito grave).

O texto de apresentação do ranking descreve o ambiente para o trabalho dos jornalistas como tóxico desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o poder, em 2019 (naquele ano, o país já havia caído duas posições no ranking).

Para a organização, os ataques ficaram mais intensos com a pandemia de coronavírus –o presidente dissemina informações falsas e acusa a imprensa de ser a responsável pelo “caos no país”.

O relatório cita o consórcio da imprensa formado para dar transparência a dados de Covid-19, do qual o G1 faz parte: “Diante das mentiras compulsivas do presidente e da falta de transparência do governo quanto à gestão sanitária, uma aliança inédita reunindo os principais meios de comunicação do país foi criada em junho de 2020, com o objetivo de obter informações diretamente de autoridades locais nos 26 estados do país e no Distrito Federal, para elaborar e comunicar seus próprios boletins”.

A Noruega é o país onde há mais liberdade de imprensa pelo quinto ano consecutivo. Em segundo, ficou a Finlândia.

Os Estados Unidos ficaram em 44º —no último ano do mandato de Donald Trump, houve um número recorde de agressões (cerca de 400) e prisões de jornalistas (130), de acordo com o US Press Freedom Tracker.

Veja os principais colocados no ranking:

Veja qual a colocação do Brasil e quais são os países próximo:

Mapa do Ranking de Liberdade de Imprensa mostra que o Brasil ficou em zona vermelha da classificação — Foto: Reprodução

Fonte: Repórteres Sem Fronteiras

Fonte: Repórteres Sem Fronteira

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo e liberação de reféns

Israel e Hamas chegaram a um acordo para encerrar os combates em Gaza e liberar reféns, após 15 meses de conflito, de acordo com...

Governador de São Paulo reafirma compromisso com a ética após prisão de policiais envolvidos em assassinato de delator do PCC

Após a prisão de policiais militares suspeitos de envolvimento no assassinato de Vinícius Gritzbach, delator do Primeiro Comando da Capital (PCC), o governador de...

Criança de 4 anos morre após ataque de cachorros

Na noite desta quarta-feira (15/01), a cidade de Touros, no Litoral Norte do Rio Grande do Norte, foi abalada por uma tragédia. Ravi Lucas...