22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 17 de janeiro, 2025

MS: 45% das mortes que ocorreram em março de 2021 foram por Covid no estado

O número apresentado pelo Portal da Transparência do Registro Civil mostra 1012 óbitos registrados pelo novo coronavírus no mês de março.

13/04/2021 15h42
Por: Gabrielle Borges

Março de 2021, frente aos números, poder ser visto como o pior mês da pandemia em Mato Grosso do Sul. Ao todo foram registrados 2.252 mortes no estado nos 31 dias de março, sendo 1012 por Covid-19, o o que representa 45% do total de óbitos por causas naturais, de acordo com os cartórios de registros civis.

O número de óbitos por Covid-19, que em agosto de 2020, chegou a representar 27,1% das mortes por causas naturais em Mato Grosso do Sul. O dado voltou a crescer em dezembro, representando 32,6% dos óbitos por doenças, oscilando levemente no mês de janeiro (31,9%).

Ao atingir 45% das mortes por doenças em Mato Grosso do Sul, a Covid-19 quase dobra seu impacto em relação ao mês de agosto de 2020, momento crítica da pandemia em 2020.

A associação nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) é que compila os dados, o presidente da Arpen/MS, Marcus Vinícius Machado Roza, disse que os dados “são tristes”, e que a divulgação deles comprovam a transparência no processo.

“São tristes os resultados dos dados registrados pelos Cartórios, em especial no nosso Estado de Mato Grosso do Sul, mas precisam ser divulgados em nome da transparência e responsabilidade. Que estes números possam colaborar junto ao reforço e adoção de medidas de combate ao vírus, visando diminuir a taxa de letalidade desta doença”, disse Roza.

O que esperar daqui para frente?

O epidemiologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Diego Xavier, aponta um cenário ainda mais crítico para o mês de abril em Mato Grosso do Sul. “Se as medidas estão sendo abrandas e não estão levando em conta os indicadores do vírus, tudo aquilo que foi feito será jogado no lixo, vai se perder”.

Xavier frisa que o sistema de Saúde de Mato Grosso do Sul está em colapso, e ter pessoas aguardando por leitos em filas, é um dos principais indicativos. O pesquisador explica que se as filas à espera de leitos continuar, o número de infectados e mortes pela Covid-19 forem crescentes, “abril será muito pior que março”.

Março de 2021 foi o mês mais letal da pandemia em Mato Grosso do Sul — Foto: Arte/G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Agepen abre Canal de Ouvidoria para diálogo com a sociedade

Este espaço foi criado para que cidadãos possam registrar sugestões, reclamações, solicitações, denúncias, elogios, ideias para desburocratização e pedidos de informação, permitindo uma comunicação...

Sisu 2025: Inscrições já se encontram abertas para candidatos do Enem 2024

Entre 17 e 21 de janeiro, candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 poderão se inscrever no Sistema de...

Helicóptero cai em mata fechada em São Paulo que resultou em duas vítimas fatais

Na noite de quinta-feira (16), um helicóptero modelo EC130 B4 caiu em uma área de mata fechada no morro do Tico Tico, em Caieiras,...