22 C
Três Lagoas
sábado, 18 de janeiro, 2025

Com mais de mil mortes, março teve quase o dobro de óbitos registrados em dezembro em MS

Até então, dezembro era o mês da pandemia com mais mortes por coronavírus

05/04/2021 14h06
Por: Gabrielle Borges

Março terminou com 1.031 mortes causadas pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul. O número chama a atenção e representa quase o dobro de óbitos registrados em dezembro de 2020, que até então era o mês com mais mortes na pandemia. O Estado vive uma situação crítica na pandemia, com uma média de 50 óbitos por dia e colapso na saúde, diante da falta de leitos.

Dados apresentados na live da SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (5) mostram que o Estado teve 1.031 óbitos por coronavírus e assim março se perpetua como o mês mais letal da pandemia até agora. Em seguida, está o mês de dezembro, que teve 587 óbitos. Janeiro foi o terceiro mês com mais mortes, com 569 pacientes vítimas da Covid-19.

O secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, disse que os dados são muito preocupantes e que falta cuidado da população. Ele atribuiu as mortes à irresponsabilidade de alguns sul-mato-grossenses.

“Festas clandestinas, viagens desnecessárias, rodas de tereré, cachaça entre amigos, cerveja em conveniência. [Isso é] tudo que o covid adora, ele está louco para se hospedar e o hospedeiro dele é o ser humano”, alertou.

Já a secretária adjunta Crhistinne Maymone chamou a atenção para as novas variantes do coronavírus. Ela explica que há duas variantes no Brasil e que as novas cepas são muito mais perigosas. “Temos óbitos com pessoas muito jovens sem nenhuma comorbidade, nada relatado. A nova variante tem demonstrado sua gravidade, o paciente vai a óbito rapidamente, em 3, 4 ou 5 dias”.

Maymone ressaltou que os adultos de 20 a 49 anos são maioria entre os infectados em Mato Grosso do Sul. Por isso, ela pediu que as pessoas mais velhas busquem aconselhar os mais jovens a se cuidar e evitar aglomerações.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comissão da Câmara aprova Projeto de Lei para gratuidade de justiça a pacientes com câncer e pessoas com deficiência

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro um projeto de lei que altera o...

Brasil registrou 38 mil assassinatos em 2024

O Brasil registrou 38.075 assassinatos em 2024, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgados em 17 de janeiro. Essa cifra representa uma queda de...

ICMBio reabre inscrições para concurso público com 350 vagas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou a reabertura das inscrições para seu concurso público, com início na próxima sexta-feira (17),...