Saúde – 10/01/2012 – 08:01
ImprimirA decisão que uma mulher toma na hora de escolher a profissão, como ser bombeiro ou professora, pode ter relação com os hormônios aos quais ela foi exposta enquanto feto.
Um novo estudo descobriu que mulheres expostas a altas taxas de hormônios masculinos no útero da mãe são mais propensas do que outras mulheres a escolherem trabalhos que normalmente são preferidos por homens, como engenheiro ou piloto de avião.
Uma equipe de psicólogos analisou os interesses de carreira de jovens homens e mulheres com hiperplasia adrenal congênita (HAC), uma condição genética em que o corpo produz altos índices do hormônio masculino androgênio.
Apesar de serem expostas a um alto nível de androgênio durante o desenvolvimento, as mulheres com HAC são geneticamente do sexo feminino e criadas como mulheres.
Mas os seus interesses de carreira são divergentes da maioria de suas colegas. Para dar um exemplo, elas são menos interessadas em trabalhos como o de assistente social e professora do que o restante das garotas.
Os participantes classificaram 64 postos de trabalho dizendo se gostavam, não gostavam, ou eram indiferentes. A diferença entre as preferências das mulheres com ou sem HAC foi significativa. Confira:
Trabalhos preferidos por mulheres com HAC ou homens com ou sem HAC:
Mecânico de carros
Carpinteiro
Eletricista
Piloto de avião
Biólogo
Químico
Astrônomo
Rancheiro
Agricultor
Engenheiro mecânico
Trabalhos preferidos por mulheres sem HAC:
Estilista
Professora
Decoradora
Dançarina
Fotógrafa
Assistente social
Diretora de escola
Trabalhadora de creche
Música
Corretora de imóveis
Agora, os pesquisadores planejam estudar a vida de indivíduos mais velhos em situações de vida real para ver se o resultado é similar.
Fonte: LiveScience