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terça-feira, 1 de outubro, 2024

Militec- Como escolher óleo certo para o carro

Vamos explicar todos esses números, letras e termos confusos para ajudá-lo a escolher o óleo certo para seu carro, compartilhado por revendedores de Militec.

04/01/2021 09h47
Por: Redação

Dadas todas as opções de óleo de motor lá fora, escolher o óleo certo para seu carro pode parecer uma tarefa difícil. Embora haja uma montanha de informações sobre as várias opções de óleo, o primeiro passo é honestamente bastante simples: consulte o manual do seu carro, conta Militec 1.

O manual do proprietário do seu carro listará o peso de óleo recomendado, seja um formato padrão como 10W-30 ou algo mais incomum. Esse número se refere à viscosidade (ou espessura) do óleo que você deve usar. Você deve ajustar o peso e o tipo para as estações do ano e o uso esperado do carro, que explicaremos a seguir. Para uso regular em temperaturas moderadas, o que está listado no manual do proprietário é adequado. Escolha sempre um óleo de uma marca que exibe o símbolo de explosão estelar que indica que o óleo foi testado pelo American Petroleum Institute (API).

Você também notará uma designação de serviço de dois caracteres no contêiner. Os padrões de serviço mais recentes da API são SP para motores a gasolina e CK-4 para motores diesel. Essas cartas são baseadas em um grupo de testes de laboratório e de motor que determinam a capacidade do óleo de proteger o motor contra desgaste e depósitos de alta temperatura e lama. A API tem uma lista completa desses padrões aqui , caso você esteja curioso, mas certifique-se de comprar um óleo que foi testado sob um padrão atual. No momento da redação deste documento, isso inclui SP, SN, SM, SL e SJ para motores a gasolina e CK-4, CJ-4, CI-4, CH-4 e FA-4 para motores diesel.

Etiquetas de óleo do motor

Estas são as etiquetas que você encontrará em todos os recipientes de óleo de motor confiável. O donut API à direita informa se o óleo atende à classificação de serviço atual. Ele também fornece o número de viscosidade SAE ( Society of Automotive Engineers ) e informa se o óleo passou no teste de Conservação de Recursos . O símbolo starburst à esquerda indica que o óleo passou nos testes de serviço listados no outro donut.

Viscosidade

Segundo Militec, viscosidade se refere à resistência de um fluido ao fluxo. A viscosidade da maioria dos óleos de motor é avaliada com base em sua espessura a zero graus Fahrenheit (representada pelo número anterior a W, que representa inverno, bem como sua espessura a 212 graus (representada pelo segundo número após o traço na viscosidade designação).

O óleo do motor torna-se mais fino e mais fluido à medida que aquece e engrossa à medida que arrefece. Com razão, o óleo mais espesso geralmente mantém uma melhor película de lubrificação entre as peças móveis e veda melhor os componentes vitais do motor. Com os aditivos certos para ajudá-lo a resistir à diluição excessiva com o calor, um óleo pode ser classificado para uma viscosidade quando frio e outra viscosidade quando quente. Quanto mais resistente o óleo ao desbaste, maior será o segundo número (10W-40 versus 10W-30, por exemplo), e isso é bom.

Enquanto isso, em baixas temperaturas, o óleo precisa ser resistente a espessamento excessivo para que possa fluir adequadamente para todas as peças móveis do motor. Espessura excessiva pode dificultar a partida do motor, o que reduz a economia de combustível, conta Militec. Se o óleo for muito espesso, o motor precisará de mais energia para girar o virabrequim, que fica parcialmente submerso em um banho de óleo. Um número menor é melhor antes do W para desempenho em climas frios, portanto, um óleo de 5 W é normalmente o que é recomendado para uso no inverno. No entanto, os óleos sintéticos podem ser formulados para fluir ainda mais facilmente quando frios, de modo que são capazes de passar nos testes que atendem à classificação de 0W.

Quando o motor está funcionando, o óleo esquenta, e é por isso que um segundo número mais alto é especialmente importante para usos extremos e motores mais quentes e complicados.

Por que tantos óleos?

Procure em lojas de peças de automóveis e você verá óleos rotulados para todos os tipos de propósitos específicos: motores de alta tecnologia, carros novos, veículos de maior quilometragem, SUVs pesados ​​/ off-road e até carros de certos países. Você verá uma ampla seleção de viscosidades, explica Militec.

Se você ler o manual do proprietário, saberá qual óleo o fabricante do veículo recomendou usar quando era novo. O manual pode incluir uma referência a óleos de conservação de energia ou de recursos, o que significa que o óleo foi aprovado em um teste de laboratório de economia de combustível contra um óleo de referência. Embora isso nem sempre se traduza em melhor economia de combustível, a maioria das marcas líderes tem pelo menos algumas viscosidades que são rotuladas como tal.

Como escolher entre óleo de motor sintético e convencional

Óleo Convencional Premium : Este é o óleo padrão para carros novos. Todas as marcas líderes têm esses óleos, que estão disponíveis em várias viscosidades e testados de acordo com o nível de serviço API mais recente. Os fabricantes de automóveis geralmente especificam um óleo 5W-20 ou 5W-30 para temperaturas mais frias, com um óleo 10W-30 como opcional para temperaturas ambientes mais altas. Essas três classificações cobrem a maioria dos veículos leves na estrada. Ainda mais importante, porém, é trocar o óleo e o filtro regularmente. Recomendamos trocar o óleo a cada 4.000 milhas ou quatro meses. Militec conta que o mínimo absoluto é duas vezes por ano. Se o seu carro tiver um indicador eletrônico de troca de óleo no painel de instrumentos, siga sua orientação e certifique-se de redefini-lo assim que a troca de óleo for concluída.

Óleo Sintético Total

Óleos feitos para motores de alta tecnologia ou usos pesados, seja um Ford F-150 que reboca com frequência ou um Chevrolet Corvette com o mais recente motor LS supercharged, estão cheios de aditivos sintéticos . Os rótulos desses óleos indicam se eles passaram em testes especiais rigorosos para desempenho superior e duradouro em todas as áreas críticas, desde o índice de viscosidade até a proteção contra depósitos. Eles fluem melhor em baixas temperaturas e mantêm o pico de viscosidade em altas temperaturas, mostra Militec.

Então, por que nem todos deveriam usá-los? Esses óleos são caros e nem todo motor precisa deles. Pode até haver alguns recursos de que seu motor precisa que os óleos sintéticos não têm. Novamente, siga as orientações do manual do proprietário.

Óleo de mistura sintético

Tem uma dose de óleo sintético misturado com óleo orgânico e é formulado para fornecer proteção para cargas do motor um pouco mais pesadas e altas temperaturas. Isso geralmente significa que eles são menos voláteis, por isso evaporam muito menos, o que reduz a perda de óleo e aumenta a economia de combustível. Esses óleos são populares entre os motoristas de picapes ou SUVs que desejam proteção extra para atividades que colocam mais estresse no motor, como o transporte de cargas pesadas, explica Militec. Eles também são muito mais baratos do que os sintéticos completos – às vezes, apenas alguns centavos a mais do que um óleo convencional premium.

Óleo de alta quilometragem

Segundo Militec, os veículos de hoje simplesmente duram mais. Se você preferir quitar seu carro e rodar a quilometragem bem acima dos seis dígitos, você tem outra escolha de óleo: óleos formulados para veículos de maior quilometragem. Quase dois terços dos veículos nas estradas têm mais de 75.000 milhas
no hodômetro. Consequentemente, as empresas petrolíferas identificaram isso como uma área de interesse do cliente e têm novos óleos que estão recomendando para esses veículos.

Quando seu veículo é um pouco mais velho e tem consideravelmente mais quilometragem, você pode notar algumas manchas de óleo no chão da garagem. Militec conta que as vedações do motor, como as em torno do virabrequim, podem ter endurecido e perdido sua flexibilidade, de modo que vazam e podem rachar, especialmente em temperaturas mais baixas. Você precisará verificar seus níveis de óleo com mais frequência e pode precisar completá-lo entre as trocas de óleo.

Os óleos de maior quilometragem são formulados com condicionadores que fluem para os poros das vedações do motor para restaurar sua forma e aumentar sua flexibilidade. A maioria das vedações de borracha é projetada para inchar apenas o suficiente para impedir vazamentos, e os refinadores de óleo escolhem seus ingredientes “remanescentes” com cuidado. Valvoline nos mostrou os dados de desempenho de um de seus condicionadores de vedação que faziam com que a maioria dos materiais de vedação intumescesse enquanto reduzia o intumescimento de um material de vedação que tendia a se expandir muito com os ingredientes encontrados em alguns outros óleos de motor.

Você também deve ter notado alguma perda de desempenho e suavidade do motor devido ao desgaste do motor em seu veículo de maior quilometragem. Esses óleos de maior quilometragem também têm viscosidades um pouco mais altas. Mesmo que os números no contêiner não indiquem isso, há uma faixa bastante ampla para cada classificação de viscosidade e os óleos de maior quilometragem ficam no topo de cada faixa. Eles também podem ter aditivos para melhorar seu índice de viscosidade. O resultado? – pergunta Militec. Eles vedam melhor os pistões contra as paredes dos cilindros e não vazam tanto nas folgas maiores dos rolamentos do motor, que se desgastaram com o tempo. Eles também podem ter uma dose mais alta de aditivos antidesgaste para tentar retardar esse processo de desgaste.

Indo mais fundo

De acordo com Militec, a resistência de um óleo à diluição em temperaturas mais altas é chamada de índice de viscosidade. Embora um segundo número maior seja bom, o óleo também precisa ser robusto , durando milhares de quilômetros até a próxima troca de óleo. O óleo tende a perder viscosidade por cisalhamento, que é o movimento de deslizamento nas folgas estreitas entre as superfícies de metal, como aquelas encontradas em rolamentos. Portanto, a resistência à perda de viscosidade – chamada estabilidade ao cisalhamento – é necessária para permitir que o óleo mantenha a película lubrificante entre essas partes.

Ao contrário do anticongelante, 95 por cento do qual é composto de um produto químico de base (normalmente etilenoglicol), o óleo de motor à base de petróleo contém uma mistura de vários tipos diferentes de óleos básicos – alguns dos quais são mais caros do que outros.

As empresas petrolíferas normalmente escolhem entre uma seleção de cinco grupos, cada um dos quais produzido de uma maneira diferente e em diferentes viscosidades, conta Militec. Os grupos mais caros são mais altamente processados, em alguns casos com métodos que produzem um lubrificante que pode ser classificado como sintético. Os chamados sintéticos completos contêm produtos químicos que podem ser derivados do petróleo, mas são tão alterados que não são mais considerados óleo natural.

Por exemplo, uma mistura personalizada continha 10 por cento de polialfaolefinas (PAO), que é o tipo mais comum de produto químico usado como ingrediente principal em um óleo totalmente sintético, explica Militec.

O pacote de óleo básico em qualquer óleo constitui de 70 a 95 por cento da mistura; e o resto é composto de aditivos. Um óleo com apenas 70% de óleos básicos não é necessariamente melhor do que um com 95% de óleos básicos.

Alguns óleos básicos apresentam características naturais ou decorrentes do seu processamento, que reduzem ou eliminam a necessidade de aditivos. Embora alguns aditivos façam melhorias na lubrificação, eles não têm necessariamente uma grande lubrificação por conta própria.

Militec diz que os ingredientes em um pacote de aditivos diferem em custo, mas o preço é apenas um fator. Alguns aditivos funcionam melhor em certas combinações de óleos básicos. Da mesma forma, alguns óleos básicos mais baratos são uma boa escolha para uma mistura devido à forma como funcionam com aditivos populares. Resumindo: todo óleo de motor tem uma receita. Os refinadores apresentam uma lista de objetivos com base nas necessidades de seus clientes (incluindo os próprios fabricantes de automóveis) e formulam óleos para atender a esses objetivos da melhor maneira possível.

Impedir que um óleo dilua à medida que fica quente enquanto leva uma surra durante o funcionamento do motor é uma coisa, mas também é importante evitar que o óleo fique muito espesso. Usar óleos básicos premium menos voláteis para evitar a evaporação é uma abordagem.

A evaporação do pacote de óleo básico não apenas aumenta o consumo de óleo – ela resulta em óleo mais espesso, o que diminui a economia de combustível.

Aditivos de óleo

O uso de aditivos pelas empresas petrolíferas é outra abordagem para melhorar e manter o desempenho do óleo, diz Militec. As altas temperaturas do motor se combinam com a umidade, subprodutos da combustão (como gasolina não queimada), ferrugem, corrosão, partículas de desgaste do motor e oxigênio para produzir lama e verniz, que podem obstruir e danificar o motor. Os aditivos ajudam a manter uma boa lubrificação, minimizando a lama e o verniz. Aqui estão as principais categorias de ingredientes aditivos e por que eles são importantes:

• Melhoradores do índice de viscosidade : reduzem a tendência do óleo de diluir com o aumento da temperatura.

• Detergentes : ao contrário do tipo que você usa para lavar roupas, os detergentes em óleo não esfregam as superfícies do motor. Eles realmente removem alguns depósitos – principalmente sólidos. No entanto, seu objetivo principal é manter as superfícies limpas, inibindo a formação de depósitos de alta temperatura, ferrugem e corrosão.

• Dispersantes : dispersam as partículas sólidas mantendo-as em uma solução para que não se juntem para formar lama, verniz ou ácidos. Alguns aditivos funcionam como detergentes e dispersantes.

• Agentes antidesgaste : às vezes, o filme lubrificante criado pelo óleo se quebra, portanto, os agentes antidesgaste devem proteger as superfícies de metal. Um composto de zinco e fósforo chamado ZDDP é um dos favoritos há muito tempo, junto com outros compostos de fósforo (e enxofre). Se você quer saber, ZDDP significa zinco dialquil ditiofosfato.

• Modificadores de fricção : não são iguais aos agentes antidesgaste. Eles reduzem o atrito do motor e, portanto, podem melhorar a economia de combustível. Grafite, molibdênio e outros compostos são usados para isso.

• Atenuantes de ponto de fluidez : só porque a viscosidade de 0 graus Fahrenheit é baixa, não significa que o óleo fluirá facilmente em baixas temperaturas. O óleo contém partículas de cera que podem congelar e reduzir o fluxo, portanto, esses aditivos são usados ​​para mantê-lo fluindo no frio.

Antioxidantes: com regulamentos de emissões mais rígidos, resultando em temperaturas mais altas do motor, os antioxidantes são necessários para prevenir a oxidação que engrossa o óleo. Alguns dos aditivos que desempenham outras funções também têm essa finalidade, como os agentes antidesgaste.

• Inibidores de espuma : o virabrequim passando pelo óleo no cárter faz o óleo espumar. A espuma de óleo não é um lubrificante tão eficaz quanto um jato de líquido, então os óleos têm inibidores de espuma
que causam o colapso das bolhas de espuma.

• Inibidores de ferrugem ou corrosão : Protegem as peças metálicas de ácidos e umidade.

Mais não é melhor

Você não pode necessariamente melhorar um óleo adicionando mais aditivos. Na verdade, você pode piorar as coisas. Por exemplo, os compostos de enxofre têm características antidesgaste e antioxidantes, mas podem reduzir a economia de combustível e reduzir a eficácia do conversor catalítico, mostrou Militec. Muito de um dispersante específico pode afetar o desempenho do catalisador e reduzir a economia de combustível. Os aditivos antidesgaste e redutores de fricção também podem ter ingredientes que podem afetar o desempenho do catalisador, como o enxofre, que as empresas estão sendo pressionadas a usar menos. Adicionar muitos detergentes também pode afetar as características antidesgaste.

Não se esqueça do filtro

Os filtros de óleo são um assunto completamente diferente, embora relacionado, quando se trata de trocar o óleo. Novamente, é sempre melhor consultar o manual do proprietário para o tipo de filtro necessário. De acordo com Militec, alguns filtros de reposição são maiores, portanto, certifique-se de ter um pouco de óleo extra se usar um.

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