32.2 C
Três Lagoas
sábado, 28 de dezembro, 2024

Vereador é acusado de racismo após dizer que colega “amarelou”

Política – 11/05/2012 – 15:05

A sessão da Câmara de Vereadores de Sorocaba (98 km de São Paulo) foi tumultuada na última terça-feira (8). Um bate-boca entre dois parlamentares se transformou em caso de polícia. Moko Yabiku (PSDB) registrou ontem (quinta 10) um boletim de ocorrência no qual acusa Caldini Crespo (DEM) de racismo contra a colônia japonesa.

Os vereadores debatiam o projeto de lei do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) Progressivo quando os dois parlamentares se desentenderam. Em determinado momento, Crespo usou a tribuna e disse: “Ele (Yabiku) quebrou a palavra empenhada. Não basta derrubar a minha emenda como ele falou e gravou aqui várias vezes. Amarelou, mas ele é da raça amarela mesmo. Portanto, não é novidade”.

Yabiku disse que não se deu conta do preconceito no dia da sessão, por isso foi dois dias depois à delegacia. O caso será agora investigado pela Polícia Civil de Sorocaba. Segundo o delegado seccional adjunto de Sorocaba, José Antônio Bellotti, os dois vereadores serão ouvidos, além de outros parlamentares presentes à sessão. Quando estiver concluído, o inquérito policial será encaminhado ao Ministério Público.

Defesa

Do outro lado está Caldini Crespo, que nega ter agido de forma preconceituosa em relação à raça amarela. Para ele, o comportamento do colega foi o inverso do habitual entre os japoneses, que costumam cumprir com a palavra. “Agora ele terá que provar que tem razão, senão o Yabiku pode ser enquadrado em denunciação caluniosa”, afirmou.

A Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira) emitiu nota de apoio ao vereador oriental e repudiando a atitude do outro parlamentar. As palavras de Crespo foram classificadas como uma “lamentável expressão discriminatória”.

Fonte: Bol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Teste de DNA pode substituir papanicolau na detecção de HPV

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um teste de DNA que pode substituir o tradicional exame papanicolau para detectar o Papilomavírus Humano...

Fogos de artifício: alegria para alguns, estresse para animais

Para muitos, os fogos de artifício são sinônimo de celebração e união nas festas de fim de ano. No entanto, para os animais, esses...

Corpos de vacas mortas em enchente no RS seguem intactos

Duas vacas, presas às madeiras de um curral, foram encontradas mortas enquanto tentavam fugir da maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul....