34.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de outubro, 2024

Alta procura do setor industrial poderá trazer desenvolvimento econômico para Três Lagoas (MS) já em 2021

São quatro processos de instalação de novas indústrias em andamento na prefeitura municipal e três projetos de expansão

09/10/2020 14h13
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Mesmo com a pandemia do novo coronavírus levando o país a viver sob estado de calamidade, o setor produtivo mostrou velocidade de resposta, realizando ajustes rápidos em linhas de produção para atender necessidades básicas da população e garantindo o retorno gradual da economia. Em Três Lagoas (MS) a procura de novos empresários para se estabelecerem no município continua alta e já deve trazer reflexos no setor econômico já em 2021.

A informação foi repassada com exclusividade para a Rádio Caçula pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia José Aparecido de Moraes na manhã desta sexta-feira (9) no programa Linha Direta com a Notícia. Moraes destacou ainda que, além das novas fábricas, outras três plantas instaladas no município já estão com os projetos em andamento.

BORESTE LIGAS

A Boreste Ligas está a mais de dez anos no mercado e atua na industrialização, distribuição de ligas pra fundição e siderurgia e, atualmente está em processo de instalação de uma filial no município. A previsão é que a empresa comece suas operações no mês de novembro de 2020, gerando vagas de emprego para região.

O processo de instalação da filial já ocorre desde 2019. Em julho do ano passado Moraes esteve nas instalações da matriz da empresa, localizada em, através do convite do diretor e proprietário Jackson Pereira dos Santos. Na fábrica os gestores públicos conheceram a produção feita pela empresa.

DISTRIBUIDORA DE COMBUSTÍVEL

Outra indústria que demonstrou interesse em estabelecer uma filial em Três Lagoas, segundo o secretário, é uma distribuidora de combustível. Sem citar o nome da empresa, Moraes destacou que a matriz fica localizada no interior estado de São Paulo e produz mais de 600 milhões de litros de combustível.

O secretário ainda destacou que a empresa apresentou uma carta-consulta e se disseram bem motivados com o município. No próximo mês acontecerá uma nova reunião, desta vez com uma equipe do Governo do Estado e uma área de 50 a 60 hectares será apresentada para instalação da empresa. Ele ainda afirmou que esta empresa poderia gerar cerca de 500 empregos diretos no município.

FÁBRICA DE VENTILADORES

Morais ainda destacou uma reunião realizada com um grupo de empresários do Rio Grande do Sul, com interesse em instalar em Três Lagoas uma fábrica de ventiladores industriais e comerciais. A empresa teria inclusive feito a locação de um galpão no município enquanto trata com o Governo do Estado sobre incentivos fiscais.

“Hoje eu conversei com o Secretário de Estado e essa decisão deve sair até o final da próxima semana e eles já deverão iniciar suas atividades aqui”, afirmou o secretário.

EXPANSÃO

Outras três indústrias deram entradas com projetos para ampliação das plantas de suas fábricas em Três Lagoas (MS). Além de demonstrar um equilíbrio financeiro, mesmo durante a pandemia, consequentemente as unidades irão oferecer mais oportunidades de emprego no município.

O secretário destacou que duas delas já estão com as obras iniciadas no distrito industrial, com previsão de contratação para janeiro de 2021. Cerca de 250 a 300 vagas de emprego serão geradas com as expansões. E a terceira deverá iniciar ainda este ano.

UFN3

Outra indústria que está em fase final do processo de conclusão da venda é a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN3). A novela da negociação deve ter um fim no próximo mês. De acordo com o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o cronograma já está atrasado.

“A Petrobras tem nos informado, mas sem muitos detalhes. E o cronograma correto já está atrasado do inicialmente previsto, que até o final de setembro a gente já tivesse a proposta vinculante, mas dentro do cronograma a ideia é que até o mês de novembro seja concluída”, disse Verruck.

Segundo Moraes, o município possui 10 áreas que fazem uma espécie de “anel” nos arredores da UFN3. As áreas serão destinadas as empresas que precisam da ureia para produção de fertilizantes. Uma delas seria a Fertilizantes Pantaleão, além de outras três que demonstraram interesse.

As outras áreas serão para indústrias que prestarão serviços diretamente para a UFN3.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Combate ao contrabando de cigarros eletrônicos é alvo de operação da Polícia Federal

Ação resultou também em sequestro de bens no valor de R$ 902 mil nesta quarta-feira, 02.

Polícia Civil incinera quase 2 toneladas de drogas em Três Lagoas

Ação coordenada pela 2ª Delegacia eliminou entorpecentes apreendidos em operações locais.

Motorista é indiciado por duplo homicídio após acidente fatal que matou jovens em rodovia

Condutor de 22 anos assumiu que estava bêbado e sem habilitação, onde além dele, o passageiro também responderá por fornecer bebida alcoólica a menores.