41.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de outubro, 2024

Acesso de idosos ao Shopping é tema de debate na Rádio Caçula

Radialista Toninha Campos iniciou uma luta para flexibilização do decreto

01/10/2020 09h11
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – Uma recente luta iniciada pela radialista Toninha Campos movimentou as redes sociais durante esta semana. Toninha questionou o Comitê de Enfretamento à COVID-19 sobre o motivo de pessoas acima de 60 anos seguirem proibidas de frequentar o Shopping Três Lagoas. A proibição foi decretada no final do mês de março, devido a pandemia.

Durante o programa Toninha Campos, na última terça-feira (29) a apresentadora fez um apelo para que o Comitê reveja as regras. Ela destacou que idosos já frequentam supermercados, o comércio em geral e inclusive o Shopping Popular, mas continuam impedidos de frequentar o Shopping Três Lagoas.

“Estamos cansados, estamos vendo os shoppings de Andradina (SP), Araçatuba (SP), Campo Grande (MS) e Dourados (MS) abertos para a população acima dos 60 anos. Alguns destes municípios tiveram uma incidência muito grande da Covid-19”, comentou a radialista.

O Shopping Três Lagoas ficou fechado por cerca de 30 dias durante o primeiro decreto municipal sobre as proibições na pandemia. O retorno dos atendimentos, no dia 27 de abril, se deu após o cumprimento de diversas medidas de segurança como a aferição de temperatura, higienização e obrigatoriedade da utilização das máscaras faciais.

A princípio, crianças e idosos foram proibidos de acessar as dependências do Shopping. Um novo decreto, no entanto, autorizou a entrada de crianças. Os idosos seguem proibidos. Segundo o Comitê, a medida persiste devido as pessoas acima de 60 anos serem consideradas de risco para o novo coronavírus.

Ainda na terça-feira, novas medidas de flexibilização como apresentações musicais, provadores de roupas e aulas presenciais em cursos foram divulgados pelo Comitê. Para comentar o assunto, a Secretária Municipal de Saúde Angelina Zuque esteve presente no programa Linha Direta com a Notícia, da Rádio Caçula, onde justificou que os municípios que flexibilizaram a abertura dos shoppings e outras formas de lazer aos idoso já haviam passado pelo pico da pandemia e que Três Lagoas estaria chegando a este patamar agora. “Três Lagoas está vivendo este aumento agora, nestes últimos 30 dias”.

Toninha ainda questionou a representante do comitê sobre a possibilidade de se flexibilizar a atual medida. Ela destacou que as pessoas acima de 60 anos também tomam os devidos cuidados com a prevenção ao contágio como o uso de máscara, a higienização correta das mãos com álcool em gel e o distanciamento. “Eu gostaria que vocês fizessem essa flexibilização também com os idoso. Eu gostaria que vocês pensassem com carinho, quinta-feira vocês têm reunião”, disse.

A secretária destacou que o Comitê já vem discutindo a questão dos idosos há algum tempo. Segundo ela, o assunto chegou a ser votado e a maioria dos membros pediram para aguardar os resultados das últimas flexibilizações antes de uma nova. Segundo ela, o assunto será rediscutido após o feriado do dia 12 de outubro.

“Aquilo que é velho, você deixa de lado. Aquilo que é antigo, você preserva. Na verdade, esse é o momento de preservação de vidas. Essa é ideia, preservar vidas então vamos deixar nossos idosos para que sejam realmente preservados”, disse Angelina.

Repercussão

Nas redes sociais a solicitação dividiu a opinião dos internautas. A maioria deles concordaram com Toninha Campos e acreditam que não faz sentido manter a proibição para os idosos especificamente no Shopping enquanto os outros setores comerciais estão liberados para a mesma faixa etária.

Outros se demonstraram preocupados com todas as flexibilizações que estão acontecendo no município e acreditam que este não seja o momento de liberar novas atividades. Ainda não existe nenhuma previsão para a liberação dos idosos no shopping.

Covid-19

Três Lagoas alcançou na última quarta-feira (30) a marca de 2.144 pessoas contaminadas desde o início da pandemia, com o registro de 17 novos casos. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal, 35 pessoas perderam suas vidas devido ao vírus, sendo que 26 estão na faixa etária acima dos 60 anos.

De todos os óbitos registrados no município, apenas um dos pacientes não possuía comorbidades. Uma mulher, de 68 anos, com óbito registrado no dia 24 de julho.

Foto: Arquivo

Foto: Reprodução/TV Web Rádio Caçula

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com suspensão da “gotinha”, novo esquema vacinal contra a polio será aplicado em Três Lagoas

Vacinação injetável começa a ser aplicada em novembro, segundo coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas.

Motorista é procurado após fugir de dois graves acidentes em Três Lagoas

Em um dos casos, o condutor abandonou o carro com entorpecentes após deixar uma pessoa em coma.

Combate ao contrabando de cigarros eletrônicos é alvo de operação da Polícia Federal

Ação resultou também em sequestro de bens no valor de R$ 902 mil nesta quarta-feira, 02.