Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues (DEM), de 35 anos, estava internado na UTI desde o dia 2 de junho em um hospital particular de Araçatuba.
27/06/2020 08h39
Por: Julia Vasquez com informações da Prefeitura de Santo Antônio do Aracanguá
ARAÇATUBA (SP – Faleceu na tarde desta sexta-feira, 26, vítima da Covid-19, o prefeito de Santo Antônio do Aracanguá, Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues, de 35 anos.
Rodrigo estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Unimed de Araçatuba, desde o dia 2 de junho. Após apresentar alguns problemas de saúde, Rodrigo foi levado ao hospital Unimed e internado na UTI sob suspeita de coronavírus. No dia seguinte ele foi intubado e passou a respirar com ajuda de aparelhos. Na mesma semana o diagnóstico de Covid-19 foi confirmado.
Nos últimos dias, Rodrigo apresentou quadro de anemia e teve de realizar transfusão de sangue. Além disso, passou por sessões de hemodiálise e foi submetido a uma traqueostomia. Entretanto, mesmo com todo empenho médico, o prefeito acabou não resistindo às complicações acarretadas pela doença e morreu na tarde desta sexta-feira (26).
O falecimento de Santana foi confirmado pelo seu irmão, Odacir Santana Rodrigues, que é médico.
Com apenas oito mil habitantes, a cidade de Santo Antônio do Aracanguá, no interior de São Paulo, já registrou três mortes e 41 casos do novo coronavírus. Entre os mortos, está o prefeito Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues, de 35 anos. Ele morreu na tarde de ontem (26, depois de permanecer 24 dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
SOBRE O PREFEITO
Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues nasceu no dia 18 de abril de 1985, em Araçatuba (SP), quando o então distrito de Aracanguá ainda pertencia ao vizinho município. Rodrigo era agropecuarista e bacharel em Direito. Ele foi eleito prefeito em 2016 com 2.968 votos, o equivalente a 53,05% dos votos válidos. No dia 10 de junho, o vice-prefeito Roberto Doná (PSDB) assumiu interianamente a prefeitura.
Santo Antônio do Aracanguá contabiliza até o dia da morte do prefeito, 43 casos confirmados pelo Coronavírus, um suspeito, 26 curados, 30 monitorados com síndrome gripal, 69 com alta do monitoramento e três mortes.
Ainda não há informações sobre o horário de sepultamento. Por enquanto, preocupada com a situação da pandemia do coronavírus a fim de evitar aglomerações, a família decidiu que, após a liberação do corpo que está prevista para a partir das 9h, deste sábado, haverá um breve momento restrito aos familiares na Câmara Municipal, sem a presença de público, seguido por um cortejo pelas principais ruas da cidade, até o cemitério local.