39.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de outubro, 2024

Novo morador não terá que pagar por dívidas antigas de água e luz

Lei estadual proíbe a cobrança da dívida, que deve ser vinculada ao antigo morador

19/06/2020 10h23
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou a lei que proíbe cobrar dívidas anteriores de serviços de água e luz para novos consumidores da residência ou local comercial. Entre nesta medida também as multas em relação a fraudes feitas por terceiros.

As concessionárias dos serviços que não cumprirem as medidas podem sofrer punições, entre elas a cobrança de multas que serão estipuladas pelo Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor). A proposta foi apresentada na Assembleia, tendo aprovação unânime dos deputados estaduais.

“Serão beneficiados tanto o consumidor final quanto a imobiliária, que trabalha com compra, venda de imóveis e locação, além disto destaca que os novos usuários (serviços) não terão que pagar dívidas anteriores”, descreveu o autor da lei, o deputado João Henrique Catan (PL).

Ele descreve que a medida vai inclusive dar mais agilidade em negociações de novos contratos no ramo imobiliário, já que o novo proprietário ou que alugar a residência, não vai precisar arcar com dívidas antigas, que ficarão sob responsabilidade do antigo morador, com a mudança da titularidade da fatura.

A intenção é que os débitos (água e luz) fiquem vinculados ao contribuinte que utilizou o serviço e não pagou, não sendo repassado a terceiros. “A dívida será do consumidor titular do contrato e não da unidade consumidora”. A lei foi publicada hoje (19) no Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

Informações do site Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chefe da 9° Zona Eleitoral detalha preparativos para as eleições em Três Lagoas

Vanessa Barroso também explicou sobre algumas alterações de locais de votação, como dos eleitores da Escola João Magiano Pinto, que vão votar na Escola da APAE, no Centro.

Mais de 86 mil eleitores vão às urnas neste domingo em Três Lagoas

Candidatos a prefeito e vereadores serão escolhidos em 31 locais de votação espalhados em duas zonas eleitorais.

Três Lagoas possui 144 vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.