23.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de fevereiro, 2025

Prefeitura publica redação final dos decretos para funcionamento parcial de berçários, brinquedoteca e outros estabelecimentos

Dentre as alterações, os cursos técnicos que tenham aulas práticas retornarão nesta segunda-feira

08/06/2020 09h22
Por: Marco Campos

Conforme a reunião do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 de Três Lagoas, que aconteceu na última quinta-feira (4), onde os interessados apresentaram planos de ação, o Decreto Municipal Nº 130, publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Mato Grosso do Sul desta segunda-feira (08), alterou e acrescentou dispositivos aos decretos nº 073, de 06 de abril de 2020 e nº 098, de 24 de abril de 2020.

Dentre as alterações, os cursos técnicos que tenham aulas práticas retornarão nesta segunda-feira (8), assim como o funcionamento de outros estabelecimentos citados no decreto. O Shopping Três Lagoas também teve alterações acatadas pelo Comitê.

BERÇÁRIOS E BRINQUEDOTECAS

Os berçários e brinquedotecas tiveram um decreto à parte (Nº 131). Voltarão a atender mediante diversas regras, para manter a saúde das crianças que necessitam de um local para permanecer enquanto pais e responsáveis estão em horário de trabalho.

Entre as regras estão:

A fim de contingenciar o número de crianças e preservar as regras de distanciamento os estabelecimentos que trata o caput deste artigo deverão funcionar com o limite de 50% de sua quantidade de vagas disponíveis;

As crianças deverão ser recebidas no portão de entrada, de modo a evitar o acesso de demais pessoas no interior dos estabelecimentos, ficando permitido o ingresso de pais ou responsáveis apenas para tratar questões de cunho administrativo e financeiro.

Após a assepsia dos pés e mãos, as crianças deixarão os calçados no cômodo de entrada e utilizarão meias, de modo a minimizar os riscos de contaminação dos calçados.

Em decorrência do inciso antecedente, deverão ser priorizadas as atividades de leitura, contação de histórias e atividades lúdicas, sem utilização de material de uso comum.

Os colaboradores integrantes do grupo de risco, como idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos, gestantes, doentes crônicos, imunodepressivos, entre outros, não poderão exercer atividade laborativa.

Além disso, os demais que estiverem trabalhando e apresentarem sintomas sugestivos da Covid-19, deverão ser imediatamente afastados e o fato comunicado a Vigilância em Saúde, através do telefone (67) 3929-1782, para fins de conhecimento e monitoramento, sob pena de responsabilização administrativa, civil e penal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Lula se encontra com líderes do Congresso e reforça a importância do diálogo entre os Poderes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (3) no Palácio do Planalto com os novos presidentes da Câmara dos Deputados,...

Proposta que define deficiência auditiva avança na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Com o objetivo de promover a inclusão efetiva de pessoas com deficiência auditiva, uma proposta que começou a tramitar nesta terça-feira (4) na Assembleia...

Dívida pública federal supera R$ 7,3 trilhões em 2024

Em 2024, a Dívida Pública Federal (DPF) aumentou 12,2%, alcançando R$ 7,316 trilhões, influenciada pelo alto nível de juros. O Tesouro Nacional destacou que...