22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de fevereiro, 2025

Vice-presidente da ALEMS, Eduardo Rocha, parabeniza Defensores Públicos nesta terça

Deputado apresentou Moção de Congratulação e pediu para ser pela Casa

20/05/2020 16h52
Por: Mariana Anjos – Assessoria

Eduardo Rocha, deputado estadual e primeiro vice-presidente da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), apresentou uma Moção de Congratulação para os Defensores Públicos, pela data desta terça-feira, 19 de maio, quando se comemora o Dia do Defensor Público.

Desta forma, em nome do Defensor-Público Geral de Mato Grosso do Sul, Dr. Fábio Rogério Rombi da Silva, parabenizou todos os advogados que exercem esta função de tamanha importância para os Estados e em especial aos menos favorecidos, garantindo o direito à defesa a toda a população.

“Quero dar um abraço ao meu amigo, Defensor-Público Geral, Dr. Fábio Rogério, e em nome dele cumprimentar toda a Defensoria Pública pelo trabalho que vem fazendo em nosso Estado. A defensoria, no ano passado, atendeu mais de 326 mil pessoas. Então quero deixar um abraço e pedir que esta moção, por mim apresentada, seja transformada em um documento da Casa de Leis, assinada pelos 24 deputados, para uma função de muita importância”, afirmou o parlamentar em sessão remota.

Os Defensores Públicos são profissionais do Direito que se dedicam a proporcionar o direito fundamental dos cidadãos à justiça. Oficialmente, o Dia do Defensor Público foi instituído como o Dia Nacional da Defensoria Pública a partir do decreto de lei nº 10.448, de 9 de maio de 2002. No entanto, as comemorações do Dia do Defensor Público são feitas desde 1983.

A escolha desta data é uma homenagem ao falecimento do Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermartín), em 19 de maio de 1303, na França. Doutor em teologia, direito, letras e filosofia, Santo Ivo é considerado o patrono dos advogados e conhecido como o defensor dos pobres, órfãos e viúvas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Lei propõe ações e instrumentos para resolução de conflitos nas escolas estaduais de MS

Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais harmonioso e seguro, foi sancionada a Lei 6.378, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União),...

Cientistas alertam sobre desinformação sobre câncer no Dia Mundial da Doença

No Dia Mundial do Câncer, pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) destacam os perigos da desinformação sobre a doença, amplificada pelas redes sociais....

STF condena homem a 17 anos por furtar réplica da Constituição durante ataques de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Marcelo Fernandes Lima a 17 anos de prisão por furtar uma réplica da Constituição de 1988 durante os...