22.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de fevereiro, 2025

Ives Gandra faz alerta e evoca Art. 142 ante decisão de Luiz Roberto Barroso

Foi ratificada a liminar que suspendeu a retirada compulsória do corpo diplomática venezuelano do País, que foi determinada pelo presidente Jair Bolsonaro

17/05/2020 12h30
Por: Patrícia Fernandes com informações do Jornal da Cidade

BRASÍLIA (DF) – O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso, ratificou neste sábado (16), uma liminar que suspende a retirada compulsória do corpo diplomático venezuelano do País, que foi determinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Essa decisão, assegura que os funcionários da Embaixada da Venezuela em Brasília e dos consulados venezuelanos em Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), fiquem no Brasil enquanto durar o estado de calamidade pública e emergência sanitária, reconhecido pelo Congresso Nacional.

O renomado jurista Ives Gandra Martins, em brilhante explanação, com extrema elegância e exaltando as qualidades incontestáveis do ministro Luiz Roberto Barroso, repudiou a decisão e demonstrou com clareza, que é absolutamente incostitucional.

É a intromissão do Supremo Tribunal Federal em uma decisão que é privativa do presidente da República.

“O que nós vemos é o ministro Luis Roberto Barroso, monocraticamente, dizendo “senhor presidente, é privativa a sua decião, subordinada a mim. Eu é quem posso dizer quem e o que o senhor pode ou não autorizar”

Na sequência, o ponto vevrálgico da exposição do jurista é a evocação do artigo 142 da Constituição Federal, em que observa, que as FORÇAS ARMADAS brasileiras são o poder moderador para REPOR a independência e a harmonia entre os poderes.

“A Constituição declara no artigo 142, que se um dos poderes resolver desobedecer ou conflitar com outro poder, sobre a discussão de como é que se aplica a lei, não é o Supremo a última instância (…). O 142 diz, “quem tem que repor a lei e a ordem, são as forças armadas”.

Ives Gandra faz alerta e evoca Art. 142 ante decisão de Luiz Roberto Barroso. Foto: Gabriel Reis

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Lei propõe ações e instrumentos para resolução de conflitos nas escolas estaduais de MS

Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais harmonioso e seguro, foi sancionada a Lei 6.378, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União),...

Cientistas alertam sobre desinformação sobre câncer no Dia Mundial da Doença

No Dia Mundial do Câncer, pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) destacam os perigos da desinformação sobre a doença, amplificada pelas redes sociais....

STF condena homem a 17 anos por furtar réplica da Constituição durante ataques de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Marcelo Fernandes Lima a 17 anos de prisão por furtar uma réplica da Constituição de 1988 durante os...