21.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025

Nelson Teich pede demissão do Ministério da Saúde

A pasta não esclarece o motivo da saída. General Eduardo Pazuello, atual secretário-executivo, é o mais cotado para assumir o comando da pasta

15/05/2020 11h58
Por: Mirela Coelho com informações do Correio do Estado

BRASÍLIA (DF) – O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (15). Segundo informações, o secretário-executivo da pasta, Eduardo Pazuello, assume o comando interinamente e pode ser efetivado.

Teich se reuniu com Bolsonaro em encontro fora da agenda oficial. A reunião durou apenas 15 minutos. “É o dia mais triste da minha vida”, disse após a reunião a funcionários do ministério. “Não vou manchar a minha história por causa da cloroquina”.

O presidente defende mudanças no protocolo de combate à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Bolsonaro quer ampliar o uso da cloroquina no tratamento de pacientes, o que o agora ex-ministro discorda.

A recomendação atual é de ministrar esse medicamento apenas a pessoas que estão em estado grave, e Bolsonaro deseja estender para todos. Essa recomendação estava em protocolo determinado pelo ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.

Para o presidente, é direito do paciente decidir sobre o uso do medicamento. O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou a prescrição da cloroquina, mas com ressalvas sobre os riscos.

“O protocolo deve ser mudado hoje porque o Conselho Federal de Medicina diz que pode usar desde o começo”, afirmou na manhã de hoje durante entrevista coletiva na saída do Palácio da Alvorada. “O médico na ponta da linha é escravo do protocolo. Se ele usa algo diferente do que está ali e o paciente tem alguma complicação, ele pode ser processado”, justificou o presidente Bolsonaro.

Há menos de um mês, Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta no cargo - Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Lei propõe ações e instrumentos para resolução de conflitos nas escolas estaduais de MS

Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais harmonioso e seguro, foi sancionada a Lei 6.378, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União),...

Cientistas alertam sobre desinformação sobre câncer no Dia Mundial da Doença

No Dia Mundial do Câncer, pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) destacam os perigos da desinformação sobre a doença, amplificada pelas redes sociais....

STF condena homem a 17 anos por furtar réplica da Constituição durante ataques de 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Marcelo Fernandes Lima a 17 anos de prisão por furtar uma réplica da Constituição de 1988 durante os...