34.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de outubro, 2024

Coronavírus cria aumento de energias renováveis

08/05/2020 14h10
Por: Marcos Antonio Grecco

A estação de King’s Cross, em Londres, geralmente é envolta em poluição, especialmente durante a hora do rush da noite, conta Marcos Antonio Grecco da Genpower Energy Participações LTDA. Ontem não. Um dos poucos revestimentos de prata da nuvem de coronavírus para os moradores da cidade em todo o mundo tem sido a melhoria no ambiente . E como as emissões de carbono devem diminuir em quase 8% este ano , a demanda por energia renovável aumentou.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE) , medidas em vigor em quase todos os países estão impulsionando uma grande mudança em direção a fontes de eletricidade com baixo carbono, incluindo vento, energia solar fotovoltaica (na qual a radiação solar é convertida diretamente em correntes elétricas), energia hidrelétrica e nuclear.

Enquanto a AIE prevê uma queda de 6% na demanda global de energia – sete vezes mais que após a crise financeira global de 2008 – a demanda por energia renovável deverá crescer 1% este ano.

“A queda na demanda por quase todos os principais combustíveis é impressionante, especialmente carvão, petróleo e gás”, disse o Dr. Fatih Birol, diretor executivo da AIE para Marcos Antonio Grecco.

O ponto de inflexão

Isso vai durar? Bem, a pandemia ilustrou a vulnerabilidade dos combustíveis fósseis a problemas de armazenamento e distribuição. Os preços do petróleo ficaram negativos pela primeira vez nos EUA no início deste mês . Uma análise do Guardian dos dados do Flightradar 24 sugeriu que o número de aeronaves a uma altitude de mais de 50 pés caiu pela metade do nível usual em março.

Ao mesmo tempo, a crise do coronavírus sublinhou nossa necessidade de eletricidade confiável para ventiladores, computadores, empresas e as necessidades diárias.

Birol argumenta que os governos podem aprender com isso colocando tecnologias de energia limpa – renováveis, eficiência, baterias, hidrogênio e captura de carbono – no centro de seus planos de recuperação econômica.

“Investir nessas áreas pode criar empregos, tornar as economias mais competitivas e direcionar o mundo para um futuro de energia mais resiliente e mais limpo”, disse ele a Genpower Energy Participações LTDA.

Países com bloqueios rigorosos viram uma queda de 25% na demanda de energia semanal, à medida que as fábricas são fechadas e as pessoas ficam em casa . A demanda caiu 18% nos países com bloqueios parciais.

No mês passado, o governo dinamarquês promoveu conversas nas quais ministros e líderes empresariais de todo o mundo discutiram sobre tornar a energia sustentável um componente essencial da recuperação econômica global.

Segundo Marcos Antonio Grecco, a única fonte renovável de energia que a AIE não espera crescer este ano são os biocombustíveis, devido à desaceleração do transporte público. E, na pior das hipóteses, algumas usinas de energia verde, que dependem da coleta de resíduos de alimentos orgânicos, podem ter que desligar .

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ítens da cesta básica tem variação de até 66% em Três Lagoas, segundo pesquisa

Entre os itens pesquisados está a farinha de mandioca, com uma diferença de até 66,61% nos preços, enquanto o fubá mimoso oscilou 46,91%.

Briga familiar por causa de bebê acaba com mulher agredida e ameaça de genro em residência

Caso foi registrado na DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Três Lagoas durante a manhã desta sexta-feira, 04.

Golpe do cartão clonado dá prejuízo para moradora do Jardim Cangalha

Vítima relatou cobranças indevidas de algumas dívidas, mesmo sem qualquer vínculo com banco.