23.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de outubro, 2024

Marinha dos países de língua portuguesa discutem cooperação

Política – 08/05/2012 – 15:05

Rio de Janeiro – Comandantes das Marinhas e Guardas Costeiras de sete países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) discutem, a partir de hoje (8), no Rio de Janeiro, estratégias para intensificar a cooperação e garantir a segurança marítima nessas nações.

De acordo com o ministro da Defesa, Celso Amorim, que participou da abertura do III Simpósio das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), até o fim do encontro, na quinta-feira (10), os países devem apresentar uma proposta consensual de monitoramento e controle do tráfego marítimo em suas águas jurisdicionais.

“Os oceanos são elemento de integração entre as civilizações e o comércio marítimo continuará sendo a grande artéria da economia mundial. Protegê-lo é fundamental para as nações que queiram manter-se soberanas”, afirmou Amorim, em discurso de abertura. Segundo ele, a integração das Marinhas não interferirá nas soberanias nacionais.

O ministro da Defesa ressaltou que o foco de atuação das Marinhas deve ser a dissuasão de “potenciais forças hostis em nossas costas” e no Atlântico Sul. “Cultivamos a paz também ao não descuidarmos da capacidade de dissuasão”, ponderou.

Celso Amorim também lamentou a ausência de representantes de Guiné-Bissau (África) no simpósio. “Registro minha esperança de que aquela nação irmã possa em breve recobrar a normalidade institucional, respeitando o primado da democracia inscrito na carta da CPLP”, disse.

O país sofreu um golpe de Estado há cerca de um mês quando, alegando insatisfação com a presença de militares angolanos em missão, um grupo das Forças Armadas prendeu o presidente, Raimundo Pereira, o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Indjai.

A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo de Lisboa, para ampliar a cooperação internacional entre os países-membros em diversos campos, como educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, segurança pública e cultura, entre outros. Integram a comunidade Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

McDonald’s abre 65 vagas de emprego em Três Lagoas para funcionamento de nova unidade

Rede mundial de fast-food será inaugurada em dezembro e promete aquecer a economia local com geração de empregos.

Força Tática recupera motocicleta furtada durante abordagem no Paranapungá

Veículo foi encontrado estacionado em local frequentado por usuários de drogas.

Prefeitura de Três Lagoas antecipa primeira parcela do 13º salário

A Prefeitura de Três Lagoas anunciou que irá antecipar a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais neste mês de outubro, no dia...