21.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 26 de dezembro, 2024

Trabalho debate regulamentação da profissão de diarista

Política – 08/05/2012 – 11:05

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público debate hoje, às 14h30, a regulamentação da profissão de diarista, prevista no Projeto de Lei 7279/10.

Foram convidados para a audiência o diretor do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino; o representante do Ministério da Previdência Social, Marcos Lacerda Almeida Filho; o diretor do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino; além de um representante do Ministério do Trabalho e Emprego.

O deputado André Figueiredo (PDT-CE), que sugeriu o debate, aponta que um dos pontos polêmicos do projeto, já aprovado no Senado, é a definição de que o trabalhador diarista é aquele que presta serviço no máximo duas vezes por semana para o mesmo patrão, sem vínculo empregatício.

“O número de dias trabalhados por semana, que distingue o trabalhador diarista do trabalhador doméstico, passou a ser um dos elementos de real debate sobre a questão”, ressalta Figueiredo.

Ele explica que a proposta provocou duas correntes de entendimentos: “A primeira entende que o vínculo empregatício se configura com a prestação de trabalho de, pelo menos, duas vezes por semana, enquanto a outra entende que há vínculo empregatício a partir da prestação de trabalho por três dias na semana.”

A audiência será realizada no Plenário 12.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem é atingida por tiro na cabeça durante ação da PRF na BR-040

Juliana Leite Rangel, de 26 anos, foi atingida por um tiro na cabeça durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Rodovia Washington...

Uso excessivo de antibióticos em criação animal ameaça saúde pública e ambiental

O uso excessivo de antibióticos na criação industrial de animais é um grave problema de saúde pública e ambiental, ligado à emergência de superbactérias...

Nome feminino lidera preferências no Mato Grosso do Sul pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, um nome feminino foi o mais escolhido pelos pais para registrar seus filhos no Mato Grosso do Sul. Com 438...