21.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025

Simone Tebet cobra que Bolsonaro peça desculpas a Maia

Presidente disse, em entrevista, que Maia trama contra seu governo

19/04/2020 09h10
Por: Marco Campos /Correio do Estado

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB), cobrou que o presidente Jair Bolsonaro peça desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), sobre insinuações de que Maia trama contra o governo federal.

Conforme a senadora, a fala do presidente, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (17), expôs todos os parlamentares. Bolsonaro disse que Maia “quase conspirou contra o Brasil”, “colocou os governadores contra o presidente” e “queria enfiar a faca no governo federal”. Em resposta, Maia afirmou que não vai atacar Bolsonaro.

“Não vamos tapar o sol com a peneira. A fala de ontem, infeliz, do presidente da República expôs todos nós, expôs de forma indevida. Neste momento em que estamos fazendo um esforço para aprovar medidas relevantes para o País, a fala do presidente foi indevida e enseja, para todos nós, o Congresso Nacional como um todo, um pedido de desculpas neste momento”, afirmou Simone.

Ainda em pronunciamento, a senadora por Mato Grosso do Sul afirma que as ações dos parlamentares são para ajudar o governo com aprovação de medidas para enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB), cobrou que o presidente Jair Bolsonaro peça desculpas ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), sobre insinuações de que Maia trama contra o governo federal.

FARPAS

Após demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), o presidente Jair Bolsonaro confrontou ontem à noite o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Disse, em entrevista à rede de TV CNN, que sua atuação é “péssima”.

“O sentimento que eu tenho é que ele não quer amenizar os problemas. Ele quer atacar o governo federal, enfiar a faca. Parece que a intenção é me tirar do governo. Quero crer que esteja equivocado”, disse Bolsonaro.

Horas antes da entrevista do presidente à CNN, Maia havia assinado uma nota conjunta com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) em defesa de Mandetta, também filiado ao seu partido.

No dia anterior, a Mesa Diretora da Câmara deu prazo de 30 dias para que Bolsonaro apresente à Casa o resultado dos seus exames para covid-19. Bolsonaro fez os exames para detectar o novo coronavírus em 12 e 17 de março, após voltar de missão oficial nos Estados Unidos. Nas duas ocasiões, o presidente informou, via redes sociais, que os testes deram negativo para a doença, mas não exibiu cópia do resultado.

Apesar dos ataques feitos ontem, Bolsonaro disse, durante a entrevista, que não está rompendo com o Congresso e que está disposto a dialogar com os parlamentares. “O Brasil não merece o que o senhor Rodrigo Maia está fazendo. Péssima atuação. Não estou rompendo com o Parlamento, não. Muito pelo contrário.”

Bolsonaro acusou o presidente da Câmara de conduzir o País ao caos com medidas econômicas “escandalosas”, como a ajuda emergencial aos estados e municípios. Ele ainda criticou a votação virtual na Câmara, adotada após a pandemia do coronavírus. “Parece que a intenção é outra, que ele está conduzindo o País para o caos. Estas medidas são escandalosas. Esta forma de votação pela internet impede um debate melhor.”

Maia ainda foi acusado de querer assumir a Presidência. “Lamento muito a posição do Rodrigo Maia, que resolveu assumir o papel do executivo. Ele tem que me respeitar como chefe do Executivo”, disse.

Maia reagiu às críticas, também em entrevista à CNN: “O presidente ataca com um velho truque da política, com a demissão ele quer mudar o tema”, afirmou Maia, que disse não ter intenção de prejudicar o governo. “O presidente não vai ter mim ataques. Ele joga pedras e o Parlamento vai jogar flores”, completou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chuvas e tempo instável continuam nesta quarta-feira em Três Lagoas

Instabilidades são causadas por baixa pressão atmosférica e chegada de frente fria.

Lei propõe ações e instrumentos para resolução de conflitos nas escolas estaduais de MS

Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais harmonioso e seguro, foi sancionada a Lei 6.378, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União),...

Cientistas alertam sobre desinformação sobre câncer no Dia Mundial da Doença

No Dia Mundial do Câncer, pesquisadores do Instituto Nacional de Câncer (Inca) destacam os perigos da desinformação sobre a doença, amplificada pelas redes sociais....