Política – 08/05/2012 – 07:05
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Delcídio do Amaral (PT/MS), vai convocar uma audiência pública conjunta da CAE e da Comissão de Agricultura do Senado para discutir o processo de concentração em poucas empresas das atividades de abate e comercialização de bovinos que vem ocorrendo nos últimos meses no Brasil. O senador atenderá a pedido feito pelo presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Francisco (Chico) Maia, durante reunião nesta segunda-feira, 7 de maio, em Campo Grande.
“Os produtores estão muito preocupados com a possibilidade de estar se criando no Brasil um monopólio no ramo dos frigoríficos”, alertou Maia. “Em função das últimas aquisições noticiadas pela imprensa, apenas dois grupos concentram hoje 70 % do mercado sul-mato-grossense. O mesmo quadro se repete em Mato Grosso, Goiás e em outros estados. Isso é muito perigoso para o país como um todo, porque na medida em que esses grandes grupos operam praticamente sozinhos eles começam a ditar o preço da carne , prejudicando tanto o produtor quanto o consumidor final, nos açougues e supermercados”, argumentou o presidente da Acrissul.
Chico Maia elencou ainda outros problemas gerados pela concentração das atividades de abate e comercialização.
“Muitos frigoríficos de pequeno e médio porte que operavam em diferentes regiões do nosso estado foram comprados por esses grandes grupos e simplesmente fechados. Isso está levando milhares de trabalhadores ao desemprego. Já imaginou a repercussão negativa em um município do interior da perda de 200 ou 300 empregos ? São mais de mil pessoas diretamente prejudicadas, sem falar no impacto disso no comércio e nos serviços”, ponderou o presidente da Acrissul.
Delcídio pretende apresentar o requerimento convocando a audiência pública conjunta ainda esta semana.
“Vamos convidar ao debate os donos de frigoríficos, dirigentes de entidades que congregam produtores nos estados do Centro-Oeste, técnicos dos Ministérios da Fazenda, Planejamento e Agricultura, além de representantes do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica ) “, explicou o senador. O CADE é uma autarquia federal , vinculada ao Ministério da Justiça, que tem como missão orientar, fiscalizar, prevenir e apurar abusos do poder econômico. “O objetivo é analisar cuidadosamente a situação, encaminhar no Congresso Nacional proposta de legislação e sugerir ao governo medidas que impeçam o surgimento de um monopólio no país, o que seria bastante prejudicial tanto para os produtores quanto para os consumidores”, disse.
O senador aceitou o convite de Chico Maia para participar do ato público que a Acrissul vai promover segunda-feira, 14 de maio, as 19h30min, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, reunindo produtores e parlamentares na defesa dos interesses do agronegócio brasileiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Assessoria de Imprensa