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sábado, 5 de outubro, 2024

Atacadão de Três Lagoas pede a maior conscientização dos clientes

Um local com um enorme fluxo de pessoas diariamente que conseguiu se adequar a todas as regras impostas a risca, mas que não estão tendo a colaboração da população

08/04/2020 08h34
Por: Patrícia Fernandes

TRÊS LAGOAS (MS) – O Atacadão que é uma rede brasileira de supermercados atacado-varejista, pertencente ao grupo Carrefour, que foi inaugurado em junho de 2019 aqui em Três Lagoas (MS), segue hoje com um grande fluxo de clientes diariamente, porém no final da noite de ontem, terça-feira (7), após o expediente, entraram em contato com a emissora para “desabafar” sobre alguns clientes que por lá passavam.

Acontece que o Atacadão está tomando todas as medidas preventivas para que não haja a propagação da Covid-19, foi pensando nisso que eles dobraram a fiscalização de higienização, de limpeza e de seus colaboradores.

Como constam no decreto 073:

I – O empregador disponibilizará a todos os empregados diretos, indiretos, eventuais e colaboradores equipamento de proteção individual para prevenção ao novo coronavírus (COVID-19), conforme orientação da Organização Mundial de Saúde – OMS especialmente álcool em gel 70°INPM, para higienização constante, e máscaras, de uso obrigatório, no mínimo caseiras, recomendadas pelo Ministério da Saúde, em quantidade suficiente para a substituição no intervalo previsto na orientação, durante a jornada de trabalho, além de local adequado para higienização das mãos com água, sabão e toalha descartável ou individual para cada empregado ou colaborador;

IV – Assegurar a observância da distância mínima de 1,5 metros entre uma pessoa e outra no interior do estabelecimento, com sinalizações verticais e horizontais nos locais de atendimento suscetíveis a ocorrência de fila como caixas de pagamento e balcões de atendimento.

VI – Manter local com oferecimento permanente de produtos para higienização das mãos, com água, sabão e toalha descartável, bem como, álcool 70ºINPM para todos os clientes;

VIII – fixar cartazes informativos e educativos para prevenção da disseminação do novo coronavírus (COVID-19);

IX – Intensificar as ações de higienização com álcool 70% ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, no mínimo a cada duas horas, inclusive as máquinas de cartão higienizadas com álcool 70º INPM, após cada uso;

E seguindo também as regras impostas especificamente para os supermercados:

I – Limitar o ingresso de pessoas a trinta por cento (30%) da capacidade estabelecida do local.

II – Exercer rigoroso controle de entrada mediante disposição de carrinhos de compras correspondente a capacidade autorizada no inciso I supra, identificados na entrada do estabelecimento, limitando a um carrinho por pessoa. Na eventualidade de o cliente precisar de outro carrinho para transportar suas compras, deverá ser solicitado no interior do estabelecimento, vedado o trânsito deste carrinho na área externa.

III – Nas dependências internas, deverá ser observado o distanciamento mínimo de 1,5m entre cada pessoa, competindo ao estabelecimento, providenciar, nos balcões de atendimento e caixas, sinalização horizontal com marcação no piso e vertical, para que os clientes visualizem e respeitem a distância mínima entre eles;

IV – Os carrinhos deverão ser higienizados com sanitizadores nas barras de mão, toda a vez que o cliente entrar e sair do estabelecimento.

Porém, infelizmente alguns clientes não colaboram com as regras que deveriam ser seguidas por todos, inclusive como apresenta um dos artigos do decreto, 073 estabelecidos, como:

III – Nas dependências internas, deverá ser observado o distanciamento mínimo de 1,5m entre cada pessoa, competindo ao estabelecimento, providenciar, nos balcões de atendimento e caixas, sinalização horizontal com marcação no piso e vertical, para que os clientes visualizem e respeitem a distância mínima entre eles;

V – Os estabelecimentos devem realizar controle de acesso a** uma pessoa por família**, a não ser em caso de absoluta impossibilidade da presença desacompanhada;

Segundo as informações, as famílias vão até lá e cada um pega um carrinho e ao adentrarem dizem não se conhecer, mas quando algum fiscal pergunta, eles costumam negar o parentesco e ainda chegam a perguntar pro fiscal se ele tem como provar isso.

Mas o Atacadão segue cumprindo a risca as norma no decrete e pede também que todas as pessoas que lá costumam frequentar que se adequem as normas e se atentem para evitar a propagação da Covid-19

Atacadão de Três Lagoas pede a maior conscientização dos clientes. Foto: Rádio Caçula

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