25 C
Três Lagoas
sábado, 5 de outubro, 2024

Comitê Anticrise faz flexibilização de decreto e Lotéricas voltam a funcionar na próxima quarta-feira (01)

Comércio continua fechado por pelo menos mais uma semana

30/03/2020 11h35
Por: Deyvid Santos

TRÊS LAGOAS (MS) – O Comitê Anticrise de Combate ao Coronavírus de Três Lagoas (MS) se reuniu na manhã desta segunda-feira (30) para realizar uma flexibilização do decreto que impede o funcionamento do comércio. As Casas Lotéricas voltam a funcionar a partir da próxima quarta-feira (01), cumprindo determinadas regras impostas. O comércio ficará fechado por pelo menos mais uma semana, até o dia 06 de abril, quando vence o prazo do decreto anterior.

Segundo o prefeito Angelo Guerreiro, acompanhando o cenário brasileiro, é prudente manter o decreto ao menos por mais esta semana, seguindo as recomendações técnicas do Ministério da Saúde. O prefeito disse ter ciência da angústia dos comerciantes e da população, mas a liberação do comércio deve ser feito de forma planejada: “a vida acima de tudo”, disse Guerreiro.

Com a reunião realizada na manhã de hoje, algumas mudanças consideradas “sutis” pela administração municipal foram feitas, entre elas a permissão para que Lotéricas voltem a funcionar e a ampliação do toque de recolher para as 22h.

Todos os estabelecimentos comerciais que estão autorizados com o novo decreto deverão adotar a intensificação de limpeza, higiene e disponibilização de álcool gel para clientes e funcionários, além de divulgação de informações sobre a prevenção a Covid-19. Os estabelecimentos comerciais também tiveram a prorrogação dos alvarás de abertura para o dia 30 de junho de 2020. Confira abaixo as principais mudanças:

Casas Lotéricas

A partir do próximo dia 01 de Abril (quarta-feira), as Casas Lotéricas poderão voltar a funcionar seguindo uma série de regras impostas pela Prefeitura Municipal. O atendimento será para toda a população e não somente para pessoas idosas, como havia sido cogitado anteriormente.

O horário de atendimento será das 08h Às 11h e das 13h às 17h. Os estabelecimentos também deverão adotar medidas de higiene e limpeza do local a cada duas horas e prestar informações para a população sobre como se prevenir do contágio pelo vírus, adotando cultura anti-aglomeração de pessoas e disponibilização de álcool em gel para todos os clientes e funcionários.

Segundo informado pelo Comitê, a medida foi adotada devido ao entendimento que muitos idosos não possuem contas bancárias e utilizam a lotérica para fazer o saque de seus benefícios sociais. A orientação é para que os clientes evitem aglomeração e mantenham a distancia de um metro de uma pessoa para outra na fila.

Cartórios e Escritórios Contábeis

Cartórios e Escritórios Contábeis também foram autorizados a funcionar, no entanto sem fazer o atendimento de portas abertas. Os clientes deverão ser atendidos primeiramente através de telefone e agendar horário nestes locais, evitando filas e aglomeração. O atendimento deverá ser feito de portas fechadas.

Clínicas Médicas e Laboratórios

Estabelecimentos ligados a área da Saúde também poderão voltar a funcionar. A medida é específica para Clínicas Médicas e Laboratórios, públicos ou particulares. Não serão aceitos, no entanto, atendimentos eletivos. Poderão ser atendidos apenas casos de urgência, emergência e os chamados casos continuados – acompanhamento de gestantes, doentes crônicos.

Medidas econômicas

Além das medidas já citadas, como a prorrogação do alvará de abertura dos estabelecimentos comerciais para o dia 30 de junho de 2020, outras medidas para o alívio econômico do setor comercial foram adotadas pela prefeitura de Três Lagoas.

IPTU e ISS tiveram a datas de pagamento dos tributos dos meses de abril a junho alteradas para os meses de outubro, novembro e dezembro. Segundo a administração quem quiser realizar os pagamentos agora pode o fazer, mas não possui mais o vencimento nestes meses.

Outra medida adotada pela administração municipal é não realizar reajustes no ITR e nos valores da Terra Nua no município.

Assistencialismo

O Comitê anunciou também medidas para atender a população carente do município. Mas alerta que não é distribuição: “Existem vários critérios, tem prestação de contas. As pessoas têm que telefonar e gradativamente as técnicas vão fazer visitas às casas para evitar aglomerações nos CRAS e fraudes”.

A distribuição das cestas básicas será apenas para quem realmente está passando por necessidades momentâneas. As assistentes sociais irão realizar visitas e determinar se de fato família se enquadra na situação e se podem ser beneficiárias.

Pronunciamento do Comitê na manhã desta segunda-feira (30) - Foto: Reprodução / Facebook

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Grupo Caçula de Comunicação realizará cobertura do dia de Eleição em Três Lagoas neste domingo

Durante todo o dia, a equipe da Caçula estará levando ao público todas as informações, além dos resultados no fechamento das urnas.

Sinpol-MS entra com recurso contra decisão judicial pelo fim de paralisação

Sindicato contesta decisão que proíbe movimento, que busca valorização salarial da categoria no estado.

Briga entre irmãos quase termina em tragédia na Esplanada da NOB

Segundo informações, conflito teria iniciado por causa de dinheiro, levando a agressões e ameaças de morte.