36.7 C
Três Lagoas
domingo, 6 de outubro, 2024

Prazo para produtores cadastrarem áreas de soja vai até 10 de janeiro

Plantio da soja foi concluído em dezembro; produtor deve ficar atento a evolução das lavouras

07/01/2020 08h09
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – O plantio da soja é permitido até o dia 31 de dezembro como prevenção à doenças como a ferrugem asiática. A semeadura foi anunciada como concluída em Mato Grosso do Sul no início de dezembro. Com o fim do processo de plantio o produtor rural deve cadastrar sua área de soja para que seja feito o acompanhamento e o controle de doenças e pragas.

O prazo para cadastro obrigatório das áreas semeadas na safra 2019/2020 no Estado foi aberto no dia 1° de setembro e vai até o dia 10 de janeiro. De acordo com o presidente da Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), Daniel Ingold, o prazo não será prorrogado. “É muito importante que os produtores cadastrem as áreas, porque por meio desse cadastro é que a Agência tem acesso às informações para criar os programas de defesa. Temos que salientar que o plantio só é permitido até o dia 31 de dezembro e que a safrinha da soja é proibida para previnir a ferrugem asiática”, afirmou.

O presidente da Iagro ainda ressalta que o produtor está sujeito à multa quando não cadastra sua plantação. “É um processo bem simples, todo digital, o produtor não precisa vir até a Agência, é só entrar no site e cadastrar. Com o cadastramento ele evita transtornos como fiscalização e multa”, contextualizou Ingold.

Conforme dispõe a Lei Estadual 5.025/2017, os produtores devem cumprir a janela de plantio para a cultura da soja, além de respeitar a nova determinação de não plantar soja sobre soja, soja segunda safra ou soja safrinha no Estado de Mato Grosso do Sul. Para aquele produtor que perder o prazo e não fazer o cadastro, há uma multa de até 100 Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms) de acordo com a Lei Estadual n° 3.333/2006.

Semeadura concluída em dezembro

O plantio da soja foi concluído em Mato Grosso do Sul e agora o produtor deve ficar atento a evolução das lavouras e começar a pensar na segunda safra (o milho safrinha). O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), André Dobashi, explicou que no dia 6 de dezembro o plantio da soja safra 2019/2020 foi considerado concluído.

“Algumas regiões ainda tem semeadura, mas são pequenas áreas para serem concluídas. Durante esse período não tivemos relatos de grande área de replantio, o que notamos em todas as regiões foram problemas com a qualidade da semente, essas plantas que tinham baixa qualidade precisaram ser replantadas. Nós tivemos uma estiagem muito acentuada, o atraso que houve nesse período a gente não via há mais de cinco anos”, explicou Dobashi.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, alerta que ainda não há registro de foco de ferrugem asiática no Estado, mas foram detectadas incidências no Paraná, em região próxima a Mato Grosso do Sul, reforçando o alerta de caráter permanente e preventivo para a ocorrência de pragas com o andamento da safra.

Conforme informações do Consórcio Antiferrugem , da Embrapa Soja, no Brasil já foram confirmadas seis ocorrências de ferrugem asiática, no Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. “Com isso a região Sul já passa a ter maiores probabilidades de registro, devido a exposição na divisa do Estado, mas todos os agricultores devem acender o sinal de alerta e não perder tempo caso seja identificada a ferrugem ou qualquer outra doença nas plantações”, explica o presidente da Aprosoja.

A estimativa de área plantada de soja na safra 2019/2020 é de 3,163 milhões de hectares, aumento de 6,18% em relação a safra anterior (2,979 milhões de toneladas). Em relação a expectativa da produção de grãos é esperado um aumento de 12,57% passando de 8,800 milhões de toneladas na safra 2018/2019 para 9,906 milhões de toneladas na safra 2019/2020. A produtividade média deve ser matida em 52,19 sacas por hectare.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fato ou Boato? Vídeo confunde ao afirmar que mensagem “Confira o seu voto” pode anular voto de eleitor

Nova funcionalidade visa estimular eleitorado a conferir os números digitados antes de confirmar a votação.

TRE-MS revoga portarias e libera venda de bebidas alcoólicas em MS durante as eleições

Resolução anula restrições da "lei seca" em todo o estado, permitindo comércio de álcool neste domingo, 06.

Cassiano Maia (PSDB) vota em clima de tranquilidade na E.E Afonso Pena em Três Lagoas

Candidato chegou por volta das 9h20 junto de correligionários e de familiares.