27.6 C
Três Lagoas
domingo, 6 de outubro, 2024

Mandado de Segurança da J&F para retomada de controle da Eldorado Brasil é indeferido pelo TJMS

O sócio Mário Celso Lopes agora tem direito a voto em proporção aos 8,28% da Eldorado Brasil em Três Lagoas

15/12/2019 11h36
Por: Redação

MATO GROSSO DOS SUL (MS) – Em decisão no último dia 12 de dezembro, o desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, do TJ-MS, indeferiu um Mandado de Segurança que havia sido impetrado pela J&F. Com a decisão, o desembargador extinguiu o processo que requeria a volta do controle acionário da Fábrica de Celulose Eldorado Brasil pelos irmãos Batista.

Em sua decisão, o magistrado esclareceu que o mandado de segurança contra ato judicial é medida excepcional, cabível somente em situações pontais descritas em lei, salientando ainda que não se justifica sua utilização para este caso.

O MCL Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, do empresário Mário Celso Lopes, obteve no último dia 27 de novembro liminar favorável do desembargador Nélio Stábile, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que garante a retomada do direito de voto na Eldorado Brasil Celulose, na proporção de 8,28% de seu capital. A medida pode abrir caminho para a perda do controle acionário da holding J&F sobre a empresa, que tem sede em Três Lagoas.

Após o anúncio da Suzano, na última quinta-feira (12), da compra de 106 mil hectares de terra que serão destinadas a implantação de uma unidade em Ribas do Rio Pardo (MS), o empresário andradinense Mário Celso Lopes comemorou. A planta comprada prevê a unidade em Ribas do Rio Pardo (MS), num projeto visionário idealizado em meados de 2014 pelo empresário andradinense.

Mário Celso foi o idealizador do projeto de construção da fábrica através do holding CRPE (Celulose Rio Pardense e Energia) no município localizado a 84 quilômetros de Campo Grande, no eixo que liga a capital do Estado a Três Lagoas.

Ele também preparou um grande maciço florestal necessário para abastecer a fábrica para a 2,2 milhões de toneladas por ano com capacidade de cogeração de energia de 291 MW, sendo esses um dos diferenciais da CRPE (a proximidade com os maciços florestais, que diminuirá o raio médio para o suprimento da fábrica). O projeto foi negociado com a COPA Fundo de Investimentos, que negociou com a Suzano.

Na época, o orçamento para a construção da fábrica, que seria instalada pela Andritz, era de US$ 2,5 bilhões de dólares e hoje deve ultrapassar R$ 10 bilhões de reais.

Decisão Judicial

O MCL Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, do empresário Mário Celso Lopes, obteve no último dia 27 de novembro liminar favorável do desembargador Nélio Stábile, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que garante a retomada do direito de voto na Eldorado Brasil Celulose, na proporção de 8,28% de seu capital. A medida pode abrir caminho para a perda do controle acionário da holding J&F sobre a empresa, que tem sede em Três Lagoas.

Na avaliação de Mário Celso, a segunda unidade da Eldorado Brasil em Três Lagoas estava emperrada por conta do litígio entre a Papper Excellence e A J&S (Irmãos Batista). Os rumos dessa disputa entre acionistas mudou desde a garantia de voto a Mário Celso Lopes. Isso fez com que os Irmãos Batista perdessem o controle majoritário da empresa, tornando Mário Celso Lopes o fiel da balança da disputa acionária.

Corrida pelo ouro

“O anúncio vai causar uma grande corrida pelo ouro no estado do Mato Grosso do Sul já que a Eldorado está com tudo pronto para começar a construção de sua segunda unidade em Três Lagoas (MS) e o projeto deve ser acelerado por conta deste anúncio da Suzano, que por sua vez deve dar início imediato ao projeto”, disse Mário Celso.

O empresário tem uma capacidade inegável de realização de investimentos, notadamente o que ele fez para a criação e implantação da Eldorado Brasil. Por acreditar no potencial do setor, ele prevê grandes notícias para o estado do Mato Grosso do Sul. O grande artífice dos investimentos em celulose no vizinho Estado acredita que dois magníficos canteiros de obras serão instalados simultaneamente gerando mais de 20 mil empregos.

Unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo

A capacidade de produção da nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo será de 2,2 milhões de toneladas do produto por ano. A decisão foi anunciada em Comunicado ao Mercado emitido pela empresa, que também adquiriu licença de instalação de fábrica de celulose na cidade.

”Um processo de instalação de indústria para chegar até este ponto, de ter licença ambiental e de instalação, demoraria entre três e quatro anos. Estes são indicativos de que Mato Grosso do Sul terá a quarta fábrica de celulose, mas ainda sem cronograma previsto”, destacou o secretário Jaime Verruck da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)

Dentre as terras adquiridas pela Suzano, parte conta com ativos florestais. O Mato Grosso do Sul possui hoje duas plantas de produção de celulose da Suzano, antiga Fibria, e uma da Eldorado, todas em Três Lagoas. 92% da produção das três fábricas é destinado ao mercado externo.

Quem é Mario Celso Lopes

Formado em direito, o empresário “descobriu” o campo há cerca de 40 anos, quando foi trabalhar na carteira agrícola do Banco do Brasil. Logo percebeu um mundo de possibilidades e deixou a instituição para atuar na negociação de terras, comprando e vendendo áreas, principalmente na região do Centro-Oeste, até então pouco explorado.

Em suas contas já negociou mais de um milhão de hectares Brasil a fora. Depois passou a investir em pecuária. Foi um dos pioneiros a trazer para o País o modelo de confinamento para criação de gado em larga escala. Negócios que alavancaram sua empresa, a MCL Empreendimentos, responsável por coordenar suas atividades. “Quando comecei, a terra era barata e eu fui atrás das melhores oportunidades para crescer”, simplifica.

Enquanto ia procurando terras para adquirir e gados para engordar, Lopes foi fazendo amizades e desenvolvendo um talento ímpar para “vender” seus projetos. Foi assim quando começou a pensar em investir em áreas de florestas. Percebendo o interesse de diversos grupos, nacionais e estrangeiros, em buscar áreas para o plantio de eucalipto, o empresário ficou curioso e foi pesquisar o mercado. Descobriu uma mina de ouro.

Informações dos sites Hoje Mais Andradina / Dinheiro Rural

Mario Celso Lopes comemorou anúncio da Suzano, na última quinta-feira (12), da implantação de uma unidade em Ribas do Rio Pardo (MS) - Foto: Arquivo

Única unidade de produção da Eldorado fica em Três Lagoas - Foto: Arquivo / Correio do Estado

Planta original do projeto (Arquivo Pessoal)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em entrevista exclusiva à Rádio Caçula, Cassiano Maia comemora vitória e agradece população

Novo prefeito eleito de Três Lagoas agradece apoio popular e reforça compromisso com a continuidade de projetos em parceria com a antiga gestão.

Saiba quem são os 15 vereadores eleitos em Três Lagoas nas Eleições 2024

Candidatos eleitos refletem diversidade partidária e de propostas na Câmara Municipal.

URGENTE: COM 68,56% DOS VOTOS, CASSIANO MAIA É ELEITO O 42° PREFEITO DE TRÊS LAGOAS

Candidato do PSDB vence com ampla margem e está matematicamente eleito, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).