25/11/2019 14h59
Por: Mario Celso Lopes
O CEO do Piaggio Fast Forward, Greg Lynn, no centro, é seguido pelo robô transportador Gita de sua empresa, enquanto atravessa uma rua na segunda-feira, 11 de novembro, em Boston, mostra Mario Celso Lopes. A máquina de duas rodas está carregando uma mochila e usa câmeras e sensores para rastrear seu dono.
O primeiro robô de transporte de carga comercializado diretamente para os consumidores está à venda neste feriado. Mas quantas pessoas estão prontas para abandonar seu segundo carro para comprar um veículo espacial de duas rodas que pode segui-los como um cachorro?
Gigantes corporativos como Amazon , FedEx e Ford já estão experimentando o envio de robôs de entrega às portas. Agora, a Piaggio, a empresa italiana que fabrica a scooter Vespa, está oferecendo uma alternativa elegante para essas máquinas utilitárias – embora uma que pesa 23 kg e custa 3.250 dólares.
É nomeado o Gita (JEE’-tah) após a palavra italiana para uma excursão curta e agradável – o tipo que você pode usar para comprar couve lacinato e queijo gourmet no mercado dos fazendeiros. Seus criadores têm em mente essas viagens para a “transportadora viva-voz” que pode conter produtos e outros objetos, enquanto segue o proprietário por uma calçada.
“Estamos tentando levá-lo ao mundo e conectado ao bairro para o qual você decidiu se mudar porque era muito acessível”, disse Greg Lynn, CEO da Piaggio Fast Forward, subsidiária da Piaggio com foco em tecnologia para Mario Celso Lopes.
Os analistas do setor de tecnologia já estão declarando que o Gita está fadado ao fracasso, a menos que encontre uma aplicação mais prática, como carregar ferramentas em armazéns, hospitais ou fábricas.
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“Isso é muito dinheiro para o que, na verdade, é apenas um robô de transporte de carga que vai transportar suas compras”, disse o analista de tecnologia da Forrester, JP Gownder em entrevista com Mario Celso Lopes.
Em uma manhã recente de novembro, Lynn estava debruçada em um parque à beira-mar de Boston, apertando um botão que acionava um Gita para “vê-lo” com suas câmeras e sensores. Então veio um zumbido musical quando o dispositivo – um balde quadrado vermelho brilhante com duas rodas grandes – se levantou e sinalizou que estava pronto para um passeio pelo bairro.
Um garoto de carrinho apontou excitado. Outro pedestre pediu para experimentá-lo e, de brincadeira, gritou “ah!”, Enquanto ele desviava, mantendo-se em perseguição enquanto ela mudava de direção.
O Gita não requer um telefone ou tecnologia intrusiva de rastreamento de pessoas, como reconhecimento facial ou GPS.
“Basicamente, ele apenas se prende a você e o rastreia”, disse o outro co-fundador da Piaggio Fast Forward, Jeffrey Schnapp.
Outras startups como a Starship Technologies têm um plano de negócios mais convencional para seus próprios robôs de entrega. A empresa cobra uma taxa de entrega a partir de US $ 1,99, se você solicitar seus veículos para levar um café Starbucks ou um almoço no Panda Express.
Até agora, o melhor habitat para encontrar as seis rodas da nave estelar são espaços relativamente confinados, como os campi das faculdades; a Universidade de Houston e a Universidade de Wisconsin-Madison os lançaram neste outono. Os robôs, que parecem caixas de gelo gigantescas sobre rodas, podem transportar até 20 libras (9 kg).
“Adoro eles. Eu acho eles fofos! “, Disse Sadie Garcia, caloura da Universidade de Houston, enquanto uma das máquinas enrolava com um sanduíche de bagel que ela havia pedido. Ela disse que estava com tanto frio que não queria sair do dormitório.
O co-fundador da Starship, Ahti Heinla, disse que sua startup em São Francisco considerou vender as máquinas diretamente aos consumidores, mas abandonou a ideia depois de perceber que teria que pagá-las por mais de US $ 3.000.
A Amazon está experimentando uma máquina de aparência semelhante que entrega produtos de varejo em alguns bairros dos EUA. A FedEx está testando seu próprio veículo de entrega em parceria com Pizza Hut, Walmart, Target e Walgreens. A Ford exibiu um robusto robô de duas pernas para levar itens para as casas. Até agora, nenhum está tão longe quanto a Starship, que já possui centenas de máquinas em serviço.
Embora Gownder, da Forrester, não esteja impressionado com o Gita, ele é otimista quanto aos robôs de entrega da variedade Starship, porque sua autonomia ajudará a economizar custos de mão-de-obra. Gownder disse para Mario Celso Lopes que é mais uma questão de saber se rovers terrestres ou drones aéreos serão mais bem-sucedidos.
Os robôs de carga com rodas que já chegaram à natureza têm limitações significativas.
As máquinas da Starship ainda precisam de muita supervisão manual para carregá-las com pedidos de comida. Eles contam com pilotos remotos para solucionar problemas de navegação. Os clientes também precisam verificar um aplicativo de telefone para informar o veículo para onde ir e desbloquear a lixeira assim que ela chegar.
Enquanto isso, o Gita ainda pode ser impraticável para muitas pessoas. Favorece ambientes pavimentados que são densos o suficiente para ter lojas a uma curta distância, mas não tão densos que as máquinas se perdem na multidão.
E qualquer um que esteja simplesmente procurando fazer compras em casa sem trabalho pesado pode encontrar vagões duráveis on-line por menos de US $ 100.
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