31.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de outubro, 2024

Mato Grosso do Sul e 11 Estados já poderiam pedir emergência fiscal

Estado está entre os que têm a despesa com pessoal acima dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal

06/11/2019 08h06
Por: Deyvid Santos

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Mato Grosso do Sul e outros 11 Estados poderiam hoje pedir enquadramento no chamado “Estado de Emergência Fiscal” que será criado com o conjunto de reformas enviado pela equipe econômica ao Congresso, disse nesta terça-feira o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

Critério para solicitar o acionamento da Emergência Fiscal é quando a despesa corrente ultrapassar 95% da receita corrente.

Mato Grosso do Sul está entre os 12 estados que têm, atualmente, a despesa com pessoal acima dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Além do MS, também estão na lista o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins, Piauí, Maranhão e Acre.

Caso seja feito o acionamento, nesta situação, os mecânismos automáticos de ajuste são válidos por um ano e incluem a possibilidade de reduzir jornada e salário de servidores em até 25% e a proibição à concessão de reajustes, reestruturação de carreiras, realização de concurso e promoção de funcionários.

Conforme Mansueto, as medidas ainda serão discutidas por meses e algumas avançarão e outras não.

Secretário disse também que o governo quer vedar qualquer aumento salarial no último ano de governo. Ele disse que a medida está prevista no pacote de ações anunciado pelo governo federal. A medida é um dos pontos para aumentar o rigor fiscal de entes, principalmente Estados.

Informações do site Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia: De médico à prefeito de Três Lagoas

Com 38.076 votos, o médico ginecologista assume a liderança da cidade após uma carreira sólida na gestão pública e legislativa.

Criador da página “Ribas Ordinário”, Charlin Castro é eleito vereador em Ribas do Rio Pardo

Durante uma entrevista à Rádio Caçula em março deste ano, Charlin explicou seu desejo de sair candidato, onde mesmo com várias tentativas de tentarem impedir sua candidatura, conseguindo realizar seu sonho.

Acidente grave deixa motociclista em estado crítico na rua Egídio Thomé

Homem sofreu traumatismo craniano após queda em via movimentada entre os bairros Vila Alegre e Jupiá, sendo socorrido pelo SAMU e levado ao hospital.