31.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de outubro, 2024

Cinco municípios de MS seriam extintos com proposta do Governo Federal do Pacto Federativo

Além do critério populacional, a baixa arrecadação também será levada em conta para a fusão com município vizinho maior

06/11/2019 07h05
Por: Deyvid Santos com informações de Márcio Ribeiro

MATO GROSSO DO SUL (MS) – O Pacto Federativo, que foi entregue nesta terça-feira, 5, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, prevê a redução do número de municípios com a restrição para a criação de novas cidades e a incorporação pelo município vizinho de cidades com menos de 5.000 habitantes e com arrecadação própria menor que 10% de sua receita total. Caso a medida seja aprovada, cinco cidades de Mato Grosso do Sul podem ser extintas a partir de 2026.

Segundo a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do ano de 2018, o município de Rio Negro, que fica na região centro/norte do estado e possui 4.819 habitantes seria anexado ao município de Aquidauana. Já o município de Jateí, no sudoeste do estado, com 4.034 habitantes, faria parte do município de Iguatemi.

Também no sudoeste de Mato Grosso do Sul, o município de Novo Horizonte do Sul poderia ser incorporado à cidade de Ivinhema, já que aquele possui apenas 3.947 habitantes. E na região leste, Taquarussu, com 3.583 habitantes deixaria de ser município podendo ser anexado à cidade de Batayporã ou até mesmo Nova Andradina.

A cidade com menor número de habitante no estado, Figueirão, com 3.044 habitantes poderia ser anexada ao município de Alcinópolis ou Camapuã, na região centro-oeste de Mato Grosso do Sul.

ZONA DE REBAIXAMENTO

Outros cinco municípios estão na faixa populacional entre 5 mil e 6 mil habitantes. Estas cidades estariam em uma espécie de “zona de rebaixamento” e caso o número populacional venha a cair abaixo do estipulado pelo Governo Federal, eles poderiam também ser extintos. São eles:

  • Douradina: 5.889 habitantes – município poderia ser incorporado a Dourados

  • Corguinho: 5.839 habitantes – poderia ser anexado a Aquidauana

  • Paraíso das Águas: 5.455 habitantes – podendo ser vinculado a Água Clara ou Costa Rica

  • Rochedo: 5.403 habitantes – que poderia passar a pertencer a Bandeirantes ou Campo Grande

  • Alcinópolis: 5.268 habitantes – podendo ser incorporado a Pedro Gomes ou Coxim

O Brasil tem 1.253 municípios com menos de 5.000 habitantes, segundo a última estimativa do IBGE divulgada em agosto. O número equivale a 22,5% do total de 5.570 municípios brasileiros. Desses, três deles têm menos de 1.000 habitantes, de acordo com a última estimativa, de julho de 2019: Serra da Saudade (MG), com 781 pessoas; Borá (SP), com 837; e Araguainha (MT), com 935.

Segundo Guedes, houve nos últimos anos uma proliferação de municípios, criando desequilíbrios fiscais, porque há mais entes para que o dinheiro seja dividido. Em 1991, eram 4.491 municípios. Esse número subiu para 5.507 em 2000, 5.565 em 2010 e a 5.570, na estimativa de 2018 do IBGE.

Com informações do site Veja

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, o Congresso deve definir as regras para que uma cidade exista (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cassiano Maia: De médico à prefeito de Três Lagoas

Com 38.076 votos, o médico ginecologista assume a liderança da cidade após uma carreira sólida na gestão pública e legislativa.

Criador da página “Ribas Ordinário”, Charlin Castro é eleito vereador em Ribas do Rio Pardo

Durante uma entrevista à Rádio Caçula em março deste ano, Charlin explicou seu desejo de sair candidato, onde mesmo com várias tentativas de tentarem impedir sua candidatura, conseguindo realizar seu sonho.

Acidente grave deixa motociclista em estado crítico na rua Egídio Thomé

Homem sofreu traumatismo craniano após queda em via movimentada entre os bairros Vila Alegre e Jupiá, sendo socorrido pelo SAMU e levado ao hospital.