29.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de outubro, 2024

Concessão da MS-306 pode gerar economia de R$ 224 milhões a MS

Justificativa foi publicada no Diário Oficial, conforme legislações estadual e federal e levando em conta importância econômica

04/10/2019 08h35
Por: Ruth Farias com informações do Campo Grande News.

MATO GROSSO DO SUL (MS) – Despacho publicado hoje pelo governo do Estado justifica que a concessão da MS-306 para a iniciativa privada irá gerar à administração economia de R$ 224,066 milhões, em comparação a contratações realizadas pelo modelo convencional de licitação.

O despacho foi publicado hoje no Diário Oficial do Estado , em atendimento às legislações federal 8.897/95 e estadual 1.776/97 que exigem a publicação de ato justificando a conveniência da concessão ou permissão, caracterizando objeto, área e prazo.

Segundo texto assinado pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, a MS-306 é importante para o agronegócio, por estar localizada em polo de integração comercial entre MS, MT, SP, GO e MG, sendo rota de escoamento de produção de açúcar, álcool, algodão, soja e milho.

A rodovia “evidencia a necessidade de realização de grandes melhorias nas condições de sua trafegabilidade, em razão do tráfego intenso de veículos comerciais, bem como da necessidade de garantir a segurança dos usuários, diante dos elevados índices de acidentes”.

A viabilidade foi comprovada por meio de estudos de viabilidade econômica-financeira, ambiental e jurídica, desenvolvidos em chamamento público.

Os estudos técnicos para a adequação de capacidade, reabilitação, operação, manutenção e conservação da MS-306 foram apresentados em abril de 2018 por empresas que participaram de edital de chamamento público. O processo foi vencido pelo grupo Moysés & Pires Sociedade de Advogados, formado pelas empresas Proficenter Negócios em Infraestrutura, Matricial Engenharia Consultiva, R Charlier Sistemas Gerenciais, TESS Consult Soluções e Serviços, B Alvim Engenharia; e Ulticon Tecnologia e Serviços.

A concessão, segundo despacho, compreende as MS-306 e BR-359, correspondente ao trecho da divisa de MT (entroncamento da MT-100) a Cassilândia (entroncamento da BR-158) com extensão de 219,5 km.

As obras preveem implantação de sinalização horizontal, acostamentos de 2,5 m de largura, infraestrutura de posto de pesagem móvel, correção de traçado de curvas críticas, e inclusão de faixas adicionais, vias laterais, novas passarelas de pedestres e de fibra ótica.

O prazo de concessão é de 30 anos, contados a partir da data que a empresa assumir os serviços.

Com informações do Campo Grande News.

MS-306 é considerada rodovia de importância econômica, de escoamento de produção agropecuária (Foto/Divulgação)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Acidente entre moto e veículo mobiliza SAMU na área central de Três Lagoas

Casal de motociclistas sofreu uma queda ao desviar de carro estacionando, sendo encaminhados ao hospital com ferimentos leves.

PSDB amplia de 37 para 44 número de prefeitos e vai comandar 56% dos municípios

Partido também teve a maior concentração de vereadores eleitos nas principais cidades de Mato Grosso do Sul, com aumento de 11,5% das bancadas nas Câmaras Municipais.

Radares de Trânsito em Três Lagoas começarão a multar motoristas a partir de 16 de outubro

Equipamentos entram em operação definitiva para coibir excesso de velocidade e aumentar a segurança no trânsito.