23.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 25 de dezembro, 2024

Câmara promove exposição sobre cultura negra

Política – 02/05/2012 – 16:05

A Câmara Municipal de Três Lagoas, em parceria com o ator e promotor cultural Mateus Alves, promove, de 7 a 11 de maio, a exposição “Toque Afro”, mostra que relata a presença do negro na cultura brasileira. A abertura da exposição será às 9h, no Salão de Eventos da Câmara, e contará com apresentações culturais alusivas ao tema e homenagem a diversas personalidades negras que se destacam em Três Lagoas.

No dia 7, às 19h, o evento ainda terá uma palestra sobre a condição do afro-descendente brasileiro, com a professora-doutora Raimunda Luzia de Brito, coordenadora especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa. A palestra é aberta ao público em geral, sobretudo estudantes.

A exposição trará objetos do acervo pessoal do curador, Mateus Alves, que reuniu equipamentos de uso no trabalho, no cotidiano e até de tortura de escravos. “Nosso relato começa desde a vinda dos negros para o Brasil até as influências que deixaram nas artes, esportes, no dia-a-dia e na culinária”, afirma Mateus.

Entre os homenageados estarão o ex-prefeito José Lopes; a líder comunitária Daura do Nascimento; o diácono Jorge Silva; o violeiro e pedreiro Alcir Batista de Oliveira; o professor de educação física Milton José da Silva, o Tó; a professora Wilma Rodrigues de Souza; o atleta Messias Carneiro Dias; o músico Éderson Veloso da Silva; o professor de música Gercino Francisco; o policial federal, poeta e colunista René Venâncio; o ex-vereador Antônio Rialino; a professora e carnavalesca Inozemar; os jornalista Ana Cristina Santos e Adilson Silva; e o professor de futebol Pedro Machado, o Pedrinho.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Nuna Viana, a exposição “Toque Afro” tem o objetivo de apresentar ao público três-lagoense um rápido panorama da presença do negro na cultura. “Temos que ressaltar e prestigiar a importância do negro na formação do Brasil. Esta exposição nos mostra objetos e situações que estão na nossa vida e, muitas vezes, não sabemos que foi uma influência dos negros. É um resgate histórico e um reconhecimento à relevância dos negros”, afirmou Nuna.

O vereador lembrou que a Câmara Municipal pretende realizar diversas exposições, ao longo de 2012, maximizando a utilização do Salão de Eventos, que é, de acordo com ele, um espaço para uso da comunidade. Em março, o local sediou a exposição fotográfica “Cidade das Águas”, sobre recursos hídricos em Três Lagoas, com a visitação de cerca de mil pessoas.

Fonte: Camara Municipal de Tres Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Militar recupera motocicletas irregulares no Condomínio Arara, em Três Lagoas

Na tarde desta terça-feira (24), a Polícia Militar de Três Lagoas realizou uma ação no Condomínio Arara, localizado no Residencial Novo Oeste, que resultou...

Lula renova mensagem de esperança e defende democracia em pronunciamento de Natal

Lula renova mensagem de esperança e defende democracia em pronunciamento de Natal Na noite desta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez...

Casal sofre fraturas graves em acidente e lamenta imprudência no trânsito em Três Lagoas

Um casal está se recuperando em casa após sofrer graves fraturas em um acidente de trânsito na noite de 15 de dezembro, em Três...