22.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de outubro, 2024

Funcionários dos Correios entram em greve

Categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da empresa. Estatal fala em ‘paralisação parcial’ e compromisso com ‘empresa sustentável’.

11/09/2019 10h29
Por: Rodrigo de Freitas com informações do G1*

Os funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A greve foi decretada na noite desta terça-feira (10) em assembleias realizadas em diferentes estados do país.

A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo Bolsonaro.

O reajuste salarial com reposição da inflação do período é um dos principais pontos reivindicados pela categoria. No entanto, os trabalhadores querem também a reconsideração quanto a retirada de pais e mães do plano de saúde, melhores condições de trabalho e outros benefícios.

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) afirmam que a greve é geral e todos os 36 sindicatos de trabalhadores dos Correios aderiram à greve.

“A decisão foi uma exigência para defender os direitos conquistados em anos de lutas, os salários, os empregos, a estatal pública e o sustento da família”, afirmou em nota a Findect.

“Mesmo com a mediação do TST, a empresa não recebe os representantes dos trabalhadores há mais de 40 dias e se nega a negociar, pois insiste em reduzir benefícios que rebaixariam ainda mais o salário da categoria, que já é o pior entre todas as estatais”, disse a Fentect.

O que diz a estatal

Em nota, a direção dos Correios informou ter participado de 10 encontros com os representantes dos trabalhadores para apresentar propostas dentro das condições possíveis, “considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões”.

A estatal ainda não divulgou balanço sobre os impactos da greve, mas fala em “paralisação parcial”. “O principal compromisso da direção dos Correios é conferir à sociedade uma empresa sustentável. Por isso, a estatal conta com os empregados no trabalho de recuperação financeira da empresa e no atendimento à população”, disse a empresa.

O estagiário está sob a supervisão da editora-chefe Julia Vasquez

Funcionários dos Correios entraram em greve na manhã desta quarta-feira (11). — Foto: Everson Moreira/RPC

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Calor intenso continua em Três Lagoas nesta terça-feira e alerta para temperaturas próximas dos 40ºC

Semana começou com temperaturas de 40,1ºC com sensação térmica na casa dos 45ºC, segundo o meteorologista Natálio Abrão.

Acidente entre moto e veículo mobiliza SAMU na área central de Três Lagoas

Casal de motociclistas sofreu uma queda ao desviar de carro estacionando, sendo encaminhados ao hospital com ferimentos leves.

PSDB amplia de 37 para 44 número de prefeitos e vai comandar 56% dos municípios

Partido também teve a maior concentração de vereadores eleitos nas principais cidades de Mato Grosso do Sul, com aumento de 11,5% das bancadas nas Câmaras Municipais.