29.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de outubro, 2024

CPI recebe inquérito que investiga elo de Demóstenes com Cachoeira

Política – 02/05/2012 – 13:05

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada para investigar o elo de políticos e empresários com o bicheiro Carlinhos Cachoeira recebeu nesta quarta-feira (2) o inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal para investigar o envolvimento do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) com o contraventor.

O documento digitalizado, que possui 15 mil páginas e 40 volumes, foi entregue por oficiais de justiça ao presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Segundo o senador, o relator do caso no STF, ministro Ricardo Lewandowsky, autorizou a comissão a compartilhar o inquérito com o Conselho de Ética do Senado, que também investiga Demóstenes, e com a Comissão de Sindicância criada na Câmara para apurar o envolvimento de deputados com Cachoeira.

Vital do Rêgo esclareceu que o envio do inquérito aos demais órgãos de fiscalização depende de decisão da CPMI. “Vou aguardar as solicitações dessas outras comissões. Se elas mantiverem os compromissos de manter o sigilo dos documentos, a CPMI vai deliberar e decidir se destina o material”, disse.

O presidente da comissão disse ainda que vai tomar as “medidas necessárias” para garantir o sigilo do inquérito. Na última sexta-feira (27), um oficial de justiça tentou entregar o inquérito à CPMI, mas teve que retornar com o material porque Vital do Rêgo estava fora de Brasília. No mesmo dia, o site Brasil 247 vazou na íntegra trechos do inquérito.

“Vou determinar a conferência do material que veio a nós com o material que foi vazado. Aquilo que é domínio público já do que temos em sigilo. Estamos estudando mecanismos para que não sejamos constrangidos com qualquer tipo de vazamento”, afirmou.

Visita a Gurgel

Nesta quarta, Vital do Rêgo visita Roberto Gurgel para convidá-lo a explicar detalhes da investigação aos integrantes da CPI.

“O procurador poderá traduzir à CPI as razões dele para tomar as ações que tomou. Pode ajudar muito na elucidação do que ainda não foi divulgado, para que a comissão apure”, afirmou.

O senador disse ainda que convidará os delegados federais envolvidos nas investigações para falar na comissão. Ele não descartou convocar Gurgel e os delegados caso eles não aceitem o convite. “Inicialmente [os delegados] serão convidados. Mas se a comissão entender que deve convocar, vamos convocar. O mesmo vale para o PGR.”

O presidente da CPMI disse que não está definido se os depoimentos de Gurgel e dos delegados da PF serão secretos. Existe a possibilidade no regimento da Câmara e do Senado de fazer oitiva de testemunhas apenas com a presença dos integrantes da comissão. Vital do Rêgo disse que, a princípio, não vê necessidade de fazer sessão secreta no depoimento do procurador-geral.

Reunião da CPI

Na tarde desta quarta (2), o relator da CPMI, deputado Odair Cunha (PT-MG), apresentará o plano de trabalho da comissão. “O plano de trabalho está pronto e será divulgado à comissão às 14h30”, disse o deputado, sem adiantar detalhes.

Durante a reunião da CPI, os parlamentares devem analisar 168 requerimentos protocolados até a última sexta (27).

Desse total, 115 são pedidos de convocação de depoentes, dos quais 24 têm o bicheiro Carlinhos Cachoeira e de dois ex-dirigentes da empreiteira Delta (Fernando Cavendish, presidente afastado, e Cláudio Abreu, ex-diretor na região Centro-Oeste) como alvos.

Cachoeira é o personagem central da CPI. Ele é apontado como chefe de uma quadrilha que explorava jogo ilegal em Goiás, e é suspeito de ter montado uma rede de corrupção com influência sobre governos, parlamentares e empresas.

Segundo investigação da Polícia Federal, a Delta repassou dinheiro para empresas fantasmas que abasteciam o grupo de Cachoeira. Fernando Cavendish se afastou da presidência da Delta. Já Cláudio Abreu foi preso durante a Operação Saint-Michel, da Polícia Civil do Distrito Federal. A operação é um desdobramento da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que resultou na prisão de Cachoeira em fevereiro.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

McDonald’s abre 65 vagas de emprego em Três Lagoas para funcionamento de nova unidade

Rede mundial de fast-food será inaugurada em dezembro e promete aquecer a economia local com geração de empregos.

Força Tática recupera motocicleta furtada durante abordagem no Paranapungá

Veículo foi encontrado estacionado em local frequentado por usuários de drogas.

Prefeitura de Três Lagoas antecipa primeira parcela do 13º salário

A Prefeitura de Três Lagoas anunciou que irá antecipar a primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais neste mês de outubro, no dia...