28.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de outubro, 2024

OAB espera julgamento de ação sobre ICMS eletrônico

Geral – 08/01/2012 – 11:01

A expectativa da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul é de que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue ainda no primeiro semestre de 2012, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) sobre a cobrança do ICMS nas operações interestaduais que destinam bens e mercadorias ao consumidor final, adquiridos de forma não presencial.

No mês passado o ministro Joaquim Barbosa deferíu a medida cautelar que trata do mesmo assunto, no estado da Paraíba. “Quando ele levar a liminar para ser confirmada em plenário deve ser chamada à pauta a Adin que trata da questão em Mato Grosso do Sul”, disse o presidente da Ordem aqui no Estado, Leonardo Avelino Duarte.

Após um pedido da OAB/MS, o Conselho Federal da Ordem ajuizou a Ação número 4642, com pedido de medida cautelar, junto STF para contestar o decreto número 13.162, de 27 de abril de 2011, do Estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo a OAB, por meio do decreto 13.162/11, o Estado passou a exigir ICMS no montante adicional de 7% ou 12%, a depender da origem, por ocasião da entrada em seu território de mercadorias provenientes de outras Unidades da Federação. No entanto, o que o decreto estadual faz, segundo a entidade, é tributar operações realizadas pela Internet, subvertendo as balizas do Sistema Tributário Nacional, estabelecidas pela Constituição Federal.

Fonte: A critica

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre aos 76 anos Arlete Campos, irmã de Romeu de Campos Júnior

Ex-proprietária da Rádio Caçula, faleceu nesta terça-feira, 22 em Campo Grande após complicações de saúde.

Menor é apreendido após ser flagrado pela GETAM traficando na Lagoa Maior

Militares flagraram transação de venda de drogas durante ronda noturna.

Mais de 200 vagas de emprego são disponibilizadas pela Casa do Trabalhador nesta terça

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.