Nesta terça-feira (21), foi definido o primeiro finalista da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) 2025, após o São Paulo vencer o Criciúma por 2 a 1, na Fonte Luminosa, em Araraquara. O jogo, marcado por 15 minutos de interrupção devido à falta de energia no estádio, teve Ryan Francisco marcando os dois gols da virada, ambos de pênalti e executados com uma cavadinha.
O primeiro tempo entre São Paulo e Criciúma foi de grande equilíbrio, com boas oportunidades para ambos os times. O Tricolor paulista pressionou e rondou a área adversária com jogadas bem trabalhadas pelas laterais, mas o Criciúma soube aproveitar os momentos decisivos no ataque.
Aos 27 minutos do primeiro tempo, o Criciúma abriu o placar em um lance de oportunismo. Após uma defesa importante do goleiro João Pedro, o atacante Ruan Vitor se posicionou bem para aproveitar o rebote e marcar o gol. O gol trouxe mais intensidade ao jogo, com o São Paulo se lançando em busca do empate.
Aos 43 minutos do segundo tempo, o árbitro foi chamado pelo VAR para analisar um possível toque de mão do zagueiro do Criciúma. Após revisão, ficou claro que a bola havia tocado no braço do defensor, e o juiz assinalou o pênalti. Ryan Francisco, artilheiro da competição, foi para a cobrança e, com muita confiança, executou uma cavadinha, empatando a partida e deixando o São Paulo com esperanças de levar a decisão para os pênaltis.
No segundo tempo, aos 50 minutos da etapa final, o zagueiro do Criciúma ao tentar afastar a bola acabou chutando a cabeça do atacante tricolor dentro da área. O árbitro novamente foi chamado ao VAR, e, após revisão, apontou mais um pênalti a favor do São Paulo. Ryan Francisco cobrou e repetiu a cavadinha, garantindo a vitória do Tricolor e a vaga na final da Copinha.
O São Paulo aguarda o vencedor do confronto entre Grêmio e Corinthians, que se enfrentam nesta quarta-feira (22), a partir das 17h (de Brasília).
A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece no dia 25 de janeiro, aniversário da capital paulista, na Mercado Livre Arena Pacaembu, às 10h (de Brasília).